> > > Restaurante Santinho

Restaurante Santinho

Restaurante Santinho
Elementos nacionais e arquitetura moderna inseridos em um espaço tombado pelo Patrimônio Histórico, com estilos de diferentes épocas, são características do Restaurante Santinho Foto/Imagem:Rô Reitz

Cultura brasileira

A rede de restaurantes Santinho faz parte do Grupo Capim, que há 30 anos procura elaborar pratos com comida saudável e natural. O restaurante funciona em três endereços: no Instituto Tomie Ohtake, projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake; no Theatro Municipal, da Secretaria da Cultura; e no Museu da Casa Brasileira, que concentra exposições de grandes artistas; todos localizados em São Paulo.

“Fomos chamados para conciliar um novo projeto para mais um restaurante da marca, dentro do Museu da Casa Brasileira, e o desafio foi construir um imóvel em um ambiente tombado pelo Patrimônio Histórico, adaptando o layout da rede ao museu”, conta a arquiteta Tais Marchetti Bonetti, do escritório MarchettiBonetti+ Arquitetos Associados.

O que torna o projeto curioso é o fato de ser um ambiente com arquitetura contemporânea no interior de uma casa tombada, da década de 1950. “Há um interessante contraste entre os estilos e os materiais usados em diferentes épocas”, ressalta Tais Marchetti Bonetti.

Fachada preservada

Uma nova cobertura abriga mais mesas e lugares. Já o exterior manteve o projeto original. Existem dois fechamentos laterais na parte superior, são réguas de madeira pintadas na cor branca formando painéis translúcidos.

“Apesar de se tratar de uma reforma, as intervenções estruturais foram muito sutis e pontuais, basicamente inserimos a cobertura de estrutura metálica e lona e o novo piso na área contínua voltada ao jardim. Além disso, não houve projeto de paisagismo, uma vez que utilizamos o jardim do local”, explica.

Inserido na cultura nacional

Quem assina o cardápio é a Chef Morena Leite, que traz para o menu escolhas equilibradas com diversidades de produtos locais, frescos e orgânicos. “Além da comida, o restaurante possui outros elementos inspirados na cultura brasileira, como na decoração dos ambientes, que tem a maioria das peças trazidas da Bahia”, comenta a arquiteta.

A irreverência e o despojamento dos materiais também são pontos estrategicamente escolhidos para transmitir a atmosfera descontraída do restaurante. A ‘brasilidade’ está sempre inserida em cada ambiente. As peças de design conferem um toque especial e algumas são doações de designers brasileiros, como a mesa cedida pelo designer Hugo França e algumas cadeiras dadas pelos arquitetos Guto Requena, Indio da Costa, Sergio Rodrigues, Paulo Alves, Jader Almeida, Carlos Motta, entre outros que ajudaram a compor o espaço.

“Materiais como madeira, couro e piso cimentício predominam. Em composição com o mobiliário, esses materiais tornam o espaço mais moderno e contemporâneo, sem perder a identidade visual da rede Restaurante Santinho”, finaliza a arquiteta Tais.

Veja outros projetos de restaurantes: Maremonti, de Lab Arquitetos; Mandíbula, de Sub.estudio; e Restaurante Nau, de Sandra Moura.


Escritório

MarchettiBonetti+ Arquitetos11 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2013
Conclusão da obra: 2013
Área construída: 335

Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo