> > > Casa Canto da Lagoa

Casa Canto da Lagoa

Casa Canto da Lagoa
Localizada na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, casa tem arquitetura moderna e ambientes generosos Foto/Imagem:Rô Reitz

A vista é o limite

Para a concepção do projeto arquitetônico da Casa Canto da Lagoa, com programa pragmático, o escritório Marchetti Bonetti + se inspirou na arquitetura moderna brasileira. “Com partido simples, visto pelo grande pilotis e pela caixa do pavimento superior onde estão os dormitórios, a construção privilegia ambientes generosos”, ressalta Giovani Bonetti, arquiteto autor do programa.

De acordo com Bonetti, o grande desafio da obra – localizada na Lagoa da Conceição, em Florianopólis (SC) –, foi implantar a edificação no terreno de topografia movimentada e forte declividade, mais evidente na rua de acesso em direção à lagoa. “A solução foi estabelecer a casa em um platô”, sintetiza. Nesse âmbito, a morada se encontra imponente e privilegiada pela vista do lago.

Espaços notáveis e integrados

Para que todos os ambientes fossem contemplados com o visual, a distribuição dos espaços foi feita em pavimentos. Além das áreas íntimas na caixa no último pavimento, o subsolo é destinado à infraestrutura e abriga a sala de jogos; já o térreo dispõe de áreas de convívio e lazer familiar. O fechamento em vidro integra essas áreas a um espaço de lazer externo, onde a piscina com borda infinita parece se fundir à lagoa.

“Os espaços da Casa Canto da Lagoa são amplos e articulam-se pela ausência de divisórias entre as áreas comuns. Já a relação interior-exterior acontece através de grandes painéis deslizantes, que trazem flexibilidade para a planta”, explica o arquiteto.

Soluções e materiais predominantes

A fachada principal – esteticamente diferenciada com seus brises de madeira – se relaciona harmoniosamente com a estrutura do imóvel, pois ambas foram erguidas com concreto armado. Outro destaque é a grande pérgola metálica em balanço que cobre parte da varanda do piso térreo.

A Casa Canto da Lagoa também dispõe de algumas soluções tecnológicas e sustentáveis como automação, iluminação com lâmpadas LED e sistema de aproveitamento da água da chuva.

Projeto paisagístico

A premissa do projeto de paisagismo, idealizado pelo escritório Jardins e Afins, foi gerar integração entre os elementos construídos – principalmente a piscina – e a vegetação tropical. Junto às pedras naturais aplicadas, uma praça de fogo foi implantada na área de lazer externa para os dias mais frios de primavera e outono. As plantas escolhidas, de tonalidades e texturas variáveis de acordo com a época, criam um jardim sempre diferente.


Escritório

MarchettiBonetti+ Arquitetos11 projeto(s)

Local: SC, Brasil
Início do projeto: 2010
Conclusão da obra: 2011
Área do terreno: 13358
Área construída: 10540

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo