> > > Residência Porto da Lagoa

Residência Porto da Lagoa

Residência Porto da Lagoa
Casa Porto da Lagoa explora elementos claros e rústicos e integra áreas internas e externas Foto/Imagem:Vicente Schmitt

Integração e funcionalidade

A casa situada na catarinense Porto da Lagoa se encaixa nos modernos padrões de moradia: espaços funcionais e integrados que harmonizam sofisticação e despojamento.

Jogo de volumes

O partido é definido por duas caixas de concreto dispostas de forma a criar um vão na fachada principal. Ali se exploram elementos marcados pela parede em reboco rústico off-white, madeira e vidro. “A futura moradora manifestou interesse na utilização da madeira de demolição. Foi o material determinante na composição formal da casa, já que faz o contraponto com o predomínio das cores claras”, conta o arquiteto Roberto Rita, do escritório Mantovani e Rita.

Fachada oposta

Seis grandes panos de vidro permitem que a residência se abra em seu exterior para uma área ajardinada com piscina revestida por pastilhas pretas, sauna, fonte em aço inox e churrasqueira que interagem com um espaço gourmet.

Partido interno

“Utilizou-se vidros laminados na parte de cima da casa e temperados na parte inferior, contribuindo não somente para a integração e transparência dos ambientes, mas também para o isolamento termoacústico. Complementa-se o uso de um sistema de aquecimento solar que reduz os gastos com energia elétrica”, ressalta o profissional.


Escritório

Mantovani e Rita6 projeto(s)

Local: SC, Brasil
Início do projeto: 2008
Conclusão da obra: 2010
Área do terreno: 651.82
Área construída: 184.06

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo