> > > GRU Executive Lounge

GRU Executive Lounge

GRU Executive Lounge
Envolvido por ripas e vidros, o partido que demarca o Executive Lounge do novo terminal aéreo remete a espaços caseiros. Desde a biblioteca até os banheiros, projetados para os usuários tomarem banho, dispõem da mesma comodidade de uma casa ou hotel Foto/Imagem:Marco Antônio

Conforto em meio à agitação

A atmosfera acelerada, tão peculiar de um aeroporto, ganha novos contornos a partir de um espaço que vai na contramão da agitação. Assim, conforto, praticidade e relaxamento encontram-se em um local que, guardada as devidas proporções, funciona quase como um oásis dentro de um contexto frenético.

O projeto mostra que isso é perfeitamente possível com o Executive Lounge do novo terminal do Aeroporto Internacional de Guarulhos, São Paulo. "A proposta era remeter a lugares de repouso e distração, como um escape da realidade alucinante de um terminal. A busca pela sensação de comodidade resultou em instalações que compreendem desde uma biblioteca até banheiros que permitem aos usuários tomar banho, algo semelhante ao conforto de uma casa ou de um hotel. Trata-se de um local que evoca um ambiente caseiro e privado", explica a arquiteta Leticia Nobell.

Ripas e vidros

O partido tira proveito da configuração curva estabelecida neste trecho do aeroporto. Seu espaço ganha identidade por meio das ripas de madeira e dos vidros. Mais do que criar um ambiente agradável, a escolha por esses elementos evitou a construção de paredes que dariam a sensação de enclausuramento.

"A opção por seguir as curvas impostas, sem ir contra elas, permite fluidez ao espaço, possibilitando uma permanência mais agradável ao usuário. A escolha da transparência também é um ponto forte nesse projeto, pois concede uma conexão visual com restante do aeroporto. São materiais que passam a sensação de amplitude a uma área de 783 m²", explica.

Conforto e praticidade

O programa desenhado para o Executive Lounge também leva em consideração a necessidade dos usuários estarem conectados a todo o momento. Assim, foram projetadas estruturas adequadas para a utilização de aparelhos celulares, tablets e laptops. Há, ainda, uma copa que oferece lanches e bebidas aos passageiros que aguardam os voos.


Escritório

Leticia Nobell Arquitetos5 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2013
Conclusão da obra: 2014
Área do terreno: 783
Área construída: 783

Tipo de obra:
Aeroportos
Tipologia:
Infraestrutura

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo