> > > Bain & Company - SP

Bain & Company - SP

Bain & Company - SP
O escritório da empresa americana Bain & Company em São Paulo, assinado pelo escritório Leonetti Piemonte Arquitetura, expressa o seu método de trabalho conceitual Foto/Imagem:Julio Menezes

Jovialidade internacional

A dupla de arquitetas Isabella Leonetti e Pierina Piemonte, sócias no escritório Leonetti Piemonte Arquitetura, assinou o projeto de interiores da nova empresa norte-americana Bain & Company, localizada na Avenida Juscelino Kubitschek, em São Paulo. Sediada em Boston, a consultoria veio para o Brasil com a intenção de acomodar o seu crescimento, proporcionando novos espaços e de trabalho para os seus colaboradores.

“A Bain & Co é uma companhia líder no mercado de consultoria e muito inovadora na maneira de trabalhar. Espaços rotativos, áreas de encontro e ambientes para leitura e brainstorming estão presentes no projeto”, disse a arquiteta Pierina Piemonte.

Identidade corporativa

Todos os processos de aprovação de novas ideias e layouts são pautados em conjunto pela equipe internacional. A empresa possui escritórios em vários países, por isso utiliza um guideline – um manual – para especificações arquitetônicas, garantindo assim o uso de uma coloração e de uma linguagem macro, comum em todos os seus empreendimentos corporativos.

“A paleta cromática do projeto segue um padrão preestabelecido, em que o vermelho, a cor principal da Bain, está presente sempre”, menciona a arquiteta sobre a linha da paleta de cores. “Buscamos uma identidade corporativa que transmitisse jovialidade e, ao mesmo tempo, certa seriedade. Propomos ambientes limpos, com muito branco e cinza, além dos toques em vermelho”, completa.

Recepção contemporânea

Na recepção, o balcão de atendimento está descentralizado, em um ângulo deslocado em relação ao restante da arquitetura, abrindo, assim, um corredor espaçoso, que convida o usuário a entrar no escritório. Piemonte explica que o posicionamento estratégico das salas de reunião nessa área da entrada evita o fluxo de visitantes nos setores de trabalho da equipe corporativa.

“A recepção transmite uma imagem contemporânea, com alma jovem e acolhedora, em sintonia com o mercado mundial. Utilizamos a paleta cromática, destacando o vermelho e o cinza, e projetamos nesse ambiente um grande pórtico em madeira, que, combinado com a iluminação indireta, é um material que acolhe”, descreve, ainda, a arquiteta.

Árvore da sabedoria

Bain & Company - SP - Jovialidade internacional
O Information Center é a área central de informações e pesquisas. Uma mesma peça, em forma de árvore, serve de estante, banco e bancadaFoto: Julio Menezes

O Information Center é a área central de informações e pesquisas da empresa, onde a sabedoria foi utilizada como inspiração. “Desenhamos uma peça serve de estante, banco e bancada e que tem a forma de uma árvore. A árvore reúne todo esse conhecimento”, revela a autora do projeto.

Liberdade colaborativa

O layout do escritório paulistano da Bain & Co é, sobretudo, aberto, com uma mistura equilibrada de salas fechadas e open spaces. Algumas salas fechadas foram direcionadas aos visitantes do escritório e não aos colaboradores, podendo usar a que escolherem. “Essas salas foram pensadas para acolher reuniões de equipe também e abrigam confortavelmente até quatro pessoas”, fala a autora.

Pierina Piemonte aponta outro ponto de destaque do projeto: a variedade de espaços colaborativos. “Utilizamos mesas altas com banquetas e sofás altos, que promovem mais privacidade, além de áreas específicas para brainstorming, com a parede revestida em fórmica, o que permite escrever e desenhar na superfície”, complementa.

Lugar de bate-papo

A copa do escritório foi desenvolvida para ser o ponto alto do projeto, um ambiente confortável que fica logo na entrada, para recepcionar a todos. Trata-se de um espaço colorido, ideal para refeições, reuniões ou simples bate-papos descontraídos.

“Foram utilizados móveis variados para criar um ambiente bem dinâmico e, no piso, desenhamos tapetes com cerâmica”, conclui Piemonte.

Escritório

Leonetti Piemonte Arquitetura16 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2015
Conclusão da obra: 2016
Área construída: 3.000

Tipo de obra:
Escritórios
Tipologia:
Corporativo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo