> > > Baronesa 2

Baronesa 2

Baronesa 2
A inspiração na arquitetura marcada por colunas, arcos e grande porta na entrada principal entra em harmonia com elementos mais contemporâneos presentes na área de lazer e no jardim Foto/Imagem:J. Vilhora

Do estilo colonial ao contemporâneo

A imponente casa de campo, implantada no lote de 12 mil m², evoca uma arquitetura colonial brasileira, com colunas, uma grande porta que marca a entrada principal, arcos, lustres e outros elementos intrínsecos do estilo, como o uso de tijolo, madeira e pedras. Ao mesmo tempo, ganha ares contemporâneos com a área da piscina e o pergolado que sombreiam um aconchegante espaço decorado com sofás.

De acordo com Leonardo Junqueira, arquiteto, a execução do partido respeitou algumas condicionantes, como a ausência de muros e a geometria triangular do terreno – com três frentes, cada uma voltada para ruas diferentes. "Essa casa foi construída em blocos desiguais para atender os desníveis do lote e dar a privacidade necessária aos moradores", explica.

Alas independentes

Além de atender as necessidades dos proprietários, também foi preciso adequar o projeto ao staff fixo e flutuante do local. "São sete suítes mais uma grande área para os funcionários, casa do caseiro separada e outros espaços específicos. Por isso trata-se de um programa complexo, pois criamos alas que funcionam independentes e isoladas da casa", detalha. O acesso para os três pavimentos íntimos se dá por um elevador central ou escadas.

Integração e eficiência termoacústica

Outro ponto marcante da residência é a integração entre o interior e o exterior. Observam-se portas de vidros que permitem a passagem entre os ambientes, a entrada de luz e ventilação natural e a contemplação da paisagem natural, emoldurada pelo verde da região.

"Já a eficiência térmica foi garantida pelo uso de pedra nas empenas da face sul, que ajudam a proteger do vento e do frio, além dos muros de arrimo. Há, também, grandes beirais que fornecem bastante sombra em determinados ambientes. As faces mais expostas ao sol são menores", afirma.


Escritório

Leonardo Junqueira Arquitetura6 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2010
Conclusão da obra: 2012
Área do terreno: 15.000
Área construída: 2.300

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo