> > > Casa do Pátio

Casa do Pátio

Casa do Pátio
As linhas retas e a pluralidade nas formas simples são alguns pontos presentes no design da Casa do Pátio Foto/Imagem:Edgard Cesar

Espaço único

De materiais naturais e mobiliário brasileiro, a simplicidade da Casa do Pátio é algo encantador no condomínio horizontal da cidade de Goiânia, em Goiás. O arquiteto Leo Romano usou do conceito de que a residência deveria ser aberta para o lazer, ao mesmo tempo em que todos os espaços pudessem ser utilizados cotidianamente. “A inspiração foi a integração”, afirma Leo.

De um lote vazio a uma área de 570 m² de construção, o projeto se desenvolve em um único pavimento. Seu diferencial é que a casa acomoda-se no terreno natural e setoriza as áreas em níveis, o que facilita os acessos. E o dimensionamento inicial a contempla.

Eficiência térmica e acústica

Para garantir a privacidade dos moradores, as fachadas externas possuem aberturas que sugerem, mas não revelam seu interior. Elas também permitem ventilação e iluminação natural abundantes, que garantem conforto térmico e acústico satisfatório. “Todos os ambientes são claros e banhados por intensa luz natural”, explica o arquiteto, que estudou cuidadosamente a questão da insolação para se certificar de que os cômodos receberiam apenas o sol da manhã.

Como todos os ambientes são voltados para o lazer, estabelece-se uma comunicação entre espaços e moradores. Sem contar com a parte interna do lote que se comporta como uma grande praça, trazendo mais proximidade com o interior. Com isso, o layout oferece a possibilidade de usabilidade completa da casa, pois a parte social apresenta portas de correr integradoras. “Quando abertas, os ambientes se tornam um espaço único”, comenta o arquiteto.

Arte brasileira

Todo o revestimento da residência foi feito de mármore limestone, importado de Portugal. Já o mobiliário tem uma atmosfera mais descontraída. Os desenhos brasileiros de Sérgio Rodrigues, Jader Almeida, Bernardo Figueiredo, entre outros, deram o ar elegante aos ambientes. “Gosto quando externamente a arquitetura desperta a curiosidade do observador. Nesta residência, isso acontece com frequência. O interior é uma surpresa bastante positiva”, revela o arquiteto.

Além de atributos como a automatização de luminárias, persianas e o sistema de som e TV, a residência tem outros destaques, como linhas retas, pluralidades nas formas simples, jardim vertical na área da piscina e bem-estar. Todos conceitos que passeiam livremente pelo projeto e que norteiam seu design.


Escritório

Leo Romano Interiores e Exteriores9 projeto(s)

Local: GO, Brasil
Conclusão da obra: 2013
Área construída: 570

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo