> > > Sakh Club

Sakh Club

Sakh Club
Clube de tênis configura-se como um local apropriado para lazer e encontro a partir de instalações acolhedoras, formadas por áreas abertas, integradas e marcadas pelo uso da madeira, remetendo a uma casa de veraneio Foto/Imagem:Marcelo Kahn

Como uma casa de campo

Estabelecer um programa aberto a atividades sociais, não exclusiva à prática do tênis, foi a premissa do projeto desenhado para o clube situado em uma das regiões mais valorizadas da capital paulista, próxima ao tradicional Jóquei Club de São Paulo. A quadra surge como o eixo principal do partido e orienta a implantação dos espaços que configuram o restante do local. Uma estrutura similar a uma casa de veraneio.

"A compreensão do perfil do público visitante condicionou a busca por instalações que aliassem conforto e estética. Há uma sala de estar, escritório para reuniões, sala de ginástica, vestiários, lavabo, cozinha gourmet, churrasqueira, terraço, áreas de apoio e depósito. Cria-se, portanto, o ambiente desejável de uma casa de campo ou de praia. Um lugar de lazer e encontro", retrata Valéria La Terza, arquiteta colaboradora do projeto. O programa se complementa com o hall de entrada do clube e a casa do caseiro, que recebe sala de estar, cozinha, dormitório e banho.

Madeira predominante

No projeto, tira-se proveito de áreas permeáveis e totalmente integradas, principalmente com o exterior, onde se localiza a quadra de tênis. Elementos como vidro e, sobretudo, madeira criam ambientes convidativos e familiares. A escolha, no entanto, não recaiu apenas do ponto de vista estético, mas também funcional.

“A madeira laminada, que é certificada, marca a estrutura principal. Já a do tipo cumaru toma os caixilhos. Nesse caso, o material predominante desempenha com eficácia a função termoacústica dos ambientes. Em conjunto, a cobertura em manta impermeabilizada atua para obter o conforto adequado”.


Escritório

LAB Arquitetos9 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2011
Conclusão da obra: 2012
Área do terreno: 1322
Área construída: 249

Tipo de obra:
Clubes
Tipologia:
Esporte

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo