> > > Casa NRB

Casa NRB

Casa NRB
A Casa NRB conta com arquitetura contemporânea, alinhamentos bem definidos, integração de ambientes e iluminação e ventilação naturais Foto/Imagem:Marcelo Donadussi

Projeto puro e atemporal

Uma residência funcional, com baixa manutenção, área social integrada e pavimento íntimo que comportasse bem a família foram os pedidos que os moradores da Casa NRB fizeram ao escritório K+S Arquitetos Associados.

Segundo o arquiteto Ivo Kieling, o projeto também deveria contemplar um terraço com vista de 360 graus para o entorno da cidade de Porto Alegre (RS). “Além desses fatores, a casa também deveria ser ventilada, iluminada e fluida, com espaço suficiente para receber familiares”, conta.

Desenvolvimento do projeto

A dificuldade do escritório era criar uma planta bem ampla e ventilada no pavimento social, que permitisse uma entrada direta para o pátio dos fundos, tudo isso em um terreno estreito e de formato irregular. “A solução que encontramos foi descolar a casa de uma das laterais, permitindo mais uma fachada para ventilação, e criar também uma varanda coberta pelo volume da suíte”, relata a arquiteta Luiza Lima.

Casa NRB - Projeto puro e atemporal<BR>
Uma casa funcional, com baixa manutenção, área social bem integrada e um pavimento íntimo que comportasse bem a família, foram os pedidos que os moradores da Casa NRB fizeram ao escritório K+S Arquitetos Associados Foto: Marcelo Donadussi

O destaque fica para o volume da suíte, puro e com grande balanço que se projeta da fachada frontal em direção à rua. As fachadas têm um jogo de volumes que se evidencia pelas texturas dos materiais usados. O balanço estrutural com o mínimo de apoio ganha ênfase junto ao acesso principal, e o amplo terraço permite desfrutar da natureza que rodeia o projeto.

As fachadas foram rebocadas e pintadas com tinta na cor branca. O plano de sustentação está localizado na garagem. O volume onde está a sala de jantar também foi rebocado e pintado com tinta para fachada na cor cinza chumbo. A paredes laterais e todo o volume foram feitos com revestimento em tijolo de demolição e tratamento de água-repelente.

Ambientes amplos

Para o projeto de interiores da Casa NRB, os arquitetos decidiram priorizar a iluminação natural e a amplitude dos ambientes. Para isso, utilizaram matizes neutras como branco, fendi, amadeirados e o concreto. “A arquitetura dessa casa é pura e contemporânea, com alinhamentos bem definidos”, comenta Kieling.

Um dos destaques da residência é o terraço, de onde os moradores podem aproveitar a vista da região e ainda receber os amigos. A escada, feita em aço com revestimento em granito, é uma das protagonistas do projeto. Atrás dela esconde-se a cozinha, semi-integrada com o living.

“Com a premissa de ser atemporal, priorizamos o uso de materiais naturais. Internamente, usamos tons claros e neutros aliados à boa iluminação, o que proporcionou conforto, amplitude e elegância ao projeto”, conclui Lima.


Escritório

KS arquitetos10 projeto(s)

Local: RS, Brasil
Início do projeto: 2012
Conclusão da obra: 2013
Área do terreno: 312
Área construída: 280

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo