> > > Parque Augusta

Parque Augusta

Parque Augusta
Completam o programa do Parque Augusta uma arquibancada ao ar livre, área para pets e um jardim contemporâneo Foto/Imagem:Daniel Ducci

Preservando uma história

Depois de um longo período de debate e definições, a cidade de São Paulo ganhou um novo parque público, o Parque Augusta. Com projeto da Kruchin Arquitetura, que tem à frente o arquiteto e urbanista Samuel Kruchin, e em uma Parceria Público-Privada entre SETIN Incorporadora, Cyrela e Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura da Cidade de São Paulo (SMVA), o projeto nasce com a ideia de resgatar elementos históricos associados à antigos jardins e novos espaços verdes.

“Uma nova área verde dessas dimensões é, sem dúvida, muito importante e um ganho para a população, que terá agora uma nova área pública e de qualidade para usufruir. Mas diria que o mais relevante de todo processo foi incorporar registros históricos que estavam soterrados como os resquícios do antigo jardim”. “Além disso, é um parque que ajuda a contar também parte da história da educação na capital, dos seus espaços públicos e dos seus jardins”, pontua o arquiteto Samuel Kruchin.

 Foto: Daniel Ducci 

Em uma área de quase 25 mil m², o terreno reúne fragmentos de construções históricas que datam do início do século 20. Localizavam-se no terreno a Escola Santa Mônica, o Instituto Sedes Sapientiae e o tradicional Colégio Des Oiseaux. E é desta última instituição que se origina um dos elementos centrais do novo parque: o Jardim Histórico do Des Oiseaux.

Sob os cuidados das freiras do Colégio, o bosque original era formado por espécies exóticas, como araucárias australianas, reflexo da influência estrangeira na administração do Colégio. Por seus caminhos, que foram restaurados e novamente interligados pelo projeto de arquitetura, situavam-se oratórios, grutas e a Colina, lugar de reunião e de reflexão – elementos que também foram incorporados ao projeto e que dão, ao jardim, o sentido do sagrado, diferenciando-o de todos os outros encontrados em São Paulo.

Uma nova área verde dessas dimensões é, sem dúvida, muito importante e um ganho para a população, que terá agora uma nova área pública e de qualidade para usufruir Samuel Kruchin

Também foi realizado o restauro da portaria original do Des Oiseaux, do muro para a rua Augusta e de uma das construções secundárias, onde foi preservada uma interferência feita no longo período de abandono as áreas: o graffiti de um tamanduá, criação de um artista anônimo. 

Completam o programa uma arquibancada ao ar livre, área para pets e um jardim contemporâneo que, através de passarelas elevadas, conectam e integram novos setores ao bosque remanescente do antigo jardim. Toda área de apoio está concentrada sob o acesso pela Rua Augusta, assim como sob a arquibancada, abraçada por placas curvas em concreto. A partir de sapatas e fundações das construções originais, resgatadas no trabalho de pesquisa do terreno, foi criado também um grupo escultórico que ocupa o centro do parque. 

O Parque caracterizou-se por ser um espaço da diversidade, ocupado pelos mais diversos grupos sociais e culturais da cidade. Samuel Kruchin reforça que, ainda assim, trata-se de um ‘parque em processo’, devido aos registros encontrados na área onde está implantado. “Em algum momento este subsolo, que esconde ainda muitos elementos, terá que ser explorado para transformá-los em mais atrativos do Parque Augusta. Ainda há muito a conhecermos desta história”.

Veja mais projetos de escritórios diferentes na Galeria da Arquitetura:

Nova Sede da OLX, por SCAA

Airbnb, por MM18 Arquitetura

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo