> > > Casa em Caruaru

Casa em Caruaru

Casa em Caruaru
Projetada nos moldes de vida do arquiteto Pablo Patriota e de sua família, a Casa em Caruaru possui características ímpares, encontradas apenas em seu autor Foto/Imagem:António Preggo

Moldada para seus donos

O arquiteto Pablo Patriota teve como oportunidade colocar no papel tudo que acredita, materializar discursos e até ser cobaia das próprias ideias, ao projetar sua casa. A residência está localizada em Caruaru, Pernambuco, e conta com 314 m² de área construída.

“No projeto, optei por planejar espaços organicamente equilibrados com o decorrer do processo. O traço inicial veio a quatro mãos, riscando despretensiosamente um croqui, com minha mulher”, comenta o arquiteto Pablo Patriota, do escritório Jirau Arquitetura e Urbanismo.

Por ter um estilo de vida mais reservado, o profissional projetou a casa com os ambientes voltados não só para o exterior, mas também para um pátio interno, para que a privacidade e a intimidade fossem preservadas.

“Escolhi um terreno de esquina que fica de frente para o poente e para o norte, restando às faces leste e sul, de melhor ventilação, abrigar os todos os espaços da casa”, conta o arquiteto. Dessa forma as fachadas principais, voltadas para a rua, são mais opacas e representam o oposto das superfícies abertas e transparentes, direcionadas para o pátio interno.

Pátio interno

“O pátio interno é o protagonista do projeto. Antes mesmo da construção, em escala de importância, os espaços não construídos são o elemento principal para a estruturação dos ambientes”, relata. A ideia seria ocupar a menor área possível de terreno, com a construção no nível térreo.

No pátio, o projeto de paisagismo abriga os jardins montados da maneira mais espontânea e orgânica. Não há uma definição de projeto, mas uma coleção de plantas que se complementa a cada visita. “Eu sou o jardineiro, e o jardim é a minha principal atividade de relaxamento. Exemplo disso é o pavimento superior, sobre a laje da cozinha, onde implantei uma horta, na qual são cultivadas verduras hortaliças e algumas ervas medicinais”, completa Pablo.

Ventilação e iluminação natural

A casa possui ambientes com ampla iluminação natural; circulações cruzadas de ar; cobertura com beirais para proteger da incidência direta do sol e bons espaços destinados a terraços, onde a sombra cria um ambiente de transição entre o lado interno e externo da edificação. Na área social, uma parede dupla e ventilada protege o poente e confere à sala de pé-direito duplo, o conforto térmico necessário. Os brises permitem que ela se abra para a vista e controlam a entrada da luz, quando é conveniente.

Personalidade

Desprovido de vaidade, o projeto tem a única intenção de criar áreas para a convivência, para receber os amigos e a música, sempre presente nesses encontros. Há espaços para as crianças brincarem e para passar as horas de descanso necessário. Além disso, há também cantos para ler um bom livro ou apenas contemplar os jardins. “A residência é estranha ao estereótipo de uma casa presente no inconsciente das pessoas. É como uma roupa de alfaiataria, que só cabe para quem foi projetada”, finaliza.

 


Fornecedores desta obra

Escritório

Jirau Arquitetura3 projeto(s)

Local: PE, Brasil
Início do projeto: 2011
Conclusão da obra: 2012
Área do terreno: 375
Área construída: 314

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo