> > > Wall Street Empresarial

Wall Street Empresarial

Wall Street Empresarial
As fachadas do empreendimento Wall Street Empresarial são trabalhadas em pele de vidro para dar leveza e contemporaneidade ao conjunto Foto/Imagem:Claudiomar Gonçalves

Design leve e iluminado

Com a proposta de criar um marco arquitetônico no centro urbano de Salvador (BA), o escritório Ivan Smarcevscki Arquitetos Associados projetou o Wall Street Empresarial a partir de uma estética ultracontemporânea e moderna.

Composto por duas torres paralelas, o complexo foi implantado em um terreno de 41.738 m². Seu design arquitetônico busca quebrar a ortogonalidade com planos envidraçados, conferindo leveza ao conjunto.

Arquiteto e autor do projeto, Ivan Smarcevscki explica que boa parte das fachadas é em vidro temperado e laminado no domus central, e alumínio composto nos detalhes, com estrutura de aço carbono. “A escolha destes materiais baseou-se no intuito de conferir um design ‘limpo’ à entrada”, completa.

Pioneirismo

As obras do Wall Street Empresarial iniciaram-se em 2008, momento em que um novo eixo de desenvolvimento imobiliário começou a se desenvolver na capital baiana. Segundo os idealizadores do projeto, o empreendimento tal como foi concebido é pioneiro na região. “O Wall Street faz parte de um conjunto maior, o Manhattan Square, que inclui outras torres de uso residencial. Associar a moradia ao local de trabalho é uma tendência em metrópoles, pois evita grandes deslocamentos”, diz Smarcevscki.

Pavimentação

Nos pavimentos, as paredes divisórias das salas utilizam drywall para favorecer o isolamento acústico Foto: Claudiomar Gonçalves

O Wall Street Empresarial abriga dois blocos de alturas diversas, que, por meio de sua volumetria, gera dinamismo com planos inclinados. O acesso para essas duas torres empresariais é feito pelo térreo, onde se encontra o Smart Mall, com serviços e praça gourmet.

O arquiteto comenta que os pavimentos do tipo com estrutura em lajes planas permitem a flexibilização de espaços, conferindo versatilidade ao ambiente e possibilitando a criação tanto de grandes espaços corporativos, quanto de salas de menor porte, de 28 a 108,30 metros.

O projeto luminotécnico do Wall Street Empresarial tem como grande diferencial a iluminação cênica da fachada, que garantiu a valorização e destaque de sua volumetria durante a noite.


Fornecedores desta obra

Forro de Gesso

Gypsum Drywall

Escritório

Ivan Smarcevscki Arquitetos Associados7 projeto(s)

Local: BA, Brasil
Início do projeto: 2008
Conclusão da obra: 2013
Área do terreno: 41.738
Área construída: 66.124

Tipo de obra:
Centros empresariais
Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo