> > > Marina da Glória

Marina da Glória

Marina da Glória
Revitalização da Marina da Glória prevê a formação de dois novos blocos com áreas de passeio, transparência para aproveitamento da vista e estrutura com design marcante Foto/Imagem:Archigraph

Beleza renovada

O projeto de revitalização da Marina da Glória – idealizado pelo escritório Indio da Costa Arquitetura – pretende transformar um dos mais belos cartões postais do Rio de Janeiro em um espaço de turismo náutico aberto para uso da população. O complexo náutico já existente passa por mudanças, ganhando características únicas. “A arquitetura se deforma em curva para acompanhar a forma da baía, criando uma marina singular”, completa o arquiteto Indio da Costa, responsável pelo projeto.

Dois blocos formam o novo desenho da marina, interligados pelo pavimento inferior disposto ao nível do píer. O destaque está na Promenade – área de passeio – localizada no pavimento superior. “Ela foi criada como o grande elemento de circulação de público, capaz de articular as áreas de apoio náutico e de eventos sem bloquear ou impedir o acesso do público usuário do parque ao sítio”, explica.

Paisagem patrimônio

O design inovador é marcado por pórticos inclinados de concreto unidos às fachadas. Para tornar as edificações transparentes, enaltecendo as perspectivas do centro e da Baía de Guanabara, as fachadas foram construídas com planos de vidro. “A arquitetura dessa nova edificação dialoga com a precedente”, destaca o arquiteto.

O conjunto da obra se soma à exuberante paisagem do Rio de Janeiro. Com uso de coberturas verdes nos blocos projetados, a vista dá um destaque fundamental a um dos patrimônios mundiais da humanidade.

 


Escritório

Indio da Costa14 projeto(s)

Local: RJ, Brasil
Área do terreno: 105.890
Área construída: 22.500

Tipo de obra:
Marinas
Tipologia:
Urbanismo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
Veja outros projetos relacionados
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo