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Escola de Ensino Médio SESC Barra

Escola de Ensino Médio SESC Barra
Projetado nos moldes americanos, o SESC Barra disponibiliza aos estudantes moradia, ensino de qualidade e instalações abertas e integradas à natureza Foto/Imagem:Pedro Kok

Ensino e descontração

A Escola de Ensino Médio SESC Barra foi idealizada para receber 500 alunos, de 14 a 17 anos, selecionados em todo país. Os estudantes moram no campus e têm convivência bem próxima com os professores, nos moldes das escolas americanas. Projetado pelo escritório Índio da Costa Arquitetura, o campus foi construído ao redor de um lago artificial na Barra da Tijuca, circundado por ciclovias e vias internas periféricas.

De acordo com Joyce Camillo, arquiteta do escritório, o maior desafio arquitetônico foi atender a ideia de diversidade mantendo a unidade urbana e oferecendo uma leitura clara das funções e inter-relações dos edifícios, a partir da proposta idealizada. “A Escola foi estabelecida com a missão de oferecer aos alunos de 2º grau uma educação fundamentada na excelência acadêmica, na ética do trabalho, e na autodisciplina. Para alcançar este objetivo foi realizado um concurso de carta convite para um projeto, compreendendo salas de aulas, oficinas e laboratórios, uma biblioteca, restaurante e áreas recreativas, um centro de liderança, teatro, um complexo esportivo, coordenação acadêmica, e alojamento para estudantes e professores, além de um vasto sistema de espaços livres”, explica.

Os edifícios e todas essas instalações foram projetados para fazer da escola um local de coabitação e construção de laços. “As unidades não são concebidas como estruturas rígidas. São ambientes abertos para a criatividade, onde a separação entre lazer e disciplina é desfeita nos espaços inesperadamente abertos, varandas e áreas sombreadas, integrando arquitetura e paisagem”, ressalta a arquiteta.

Centro Educacional e Central de Serviços

Uma praça central une todos os edifícios, que se articulam pelo Centro Educacional. Essa unidade principal abriga todas as atividades da escola. Além disso, o grande campus conta com uma Central de Serviços que se conecta aos outros prédios.

Fachadas

As fachadas possuem áreas vazadas que criam um contraponto aos grandes prismas de ângulos retos. “Os eixos visuais – longitudinal e transversal –, dão uma leitura clara e transparente à construção, além de assinalar os acessos e estabelecer a circulação entre as áreas circundantes”, conclui. Além disso, recebem brises-soleils com vidro e concreto aparente.

Sustentabilidade

O projeto, além de ser totalmente integrado à natureza, utiliza telhados verdes para as coberturas, sistema de esgoto a vácuo, coleta seletiva de lixo, água de reuso para irrigação e serviços, e a ciclovia interna que integra todos os prédios.


Escritório

Indio da Costa14 projeto(s)

Local: RJ, Brasil
Início do projeto: 2004
Conclusão da obra: 2007
Área do terreno: 137.000
Área construída: 55.000

Tipo de obra:
Escolas

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

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