> > > Escritório Contemporâneo

Escritório Contemporâneo

Escritório Contemporâneo
Com soluções de última geração, o escritório corporativo projetado pelo escritório Guardini Stancati Arquitetura e Design se destaca por ser multiuso com metragem mínima e estética e conforto máximo Foto/Imagem:Leandro Farchi

Tecnologia em pequena metragem

Com pouca metragem, o Escritório Contemporâneo é um projeto corporativo e multiuso dotado de muita tecnologia, estética agradável e confortável. Daniele Guardini arquiteta do escritório Guardini Stancati Arquitetura e Design, conta que o desafio foi transformar um espaço de 54 m² em três ambientes. “Precisávamos inserir nessa metragem as salas de espera, de reuniões e do presidente”.

Logo na entrada é possível perceber os três ambientes. O espaço é todo integrado e demarcado por divisórias de alumínio fechadas com muitos vidros. Ao longo de uma das paredes, uma estante azul irregular se integra a todos os ambientes.

Automação

Os arquitetos procuraram explorar o que há de mais novo em tecnologia. Como relata o arquiteto Adriano Stancati, “O ambiente é todo automatizado, podendo ser acessado pelo tablete. Controlamos ar condicionado, iluminação, persianas, áudio, vídeo e ionização dos vidros”.

Um dos diferenciais é o vidro ionizado, capaz de ficar transparente e integrar os espaços; ou opaco, para manter a privacidade. “Isso tudo com apenas um toque”, relata o arquiteto. A mesa de reuniões, com altura diferenciada, permite que as pessoas sentadas e de pé estejam sempre na mesma linha do olhar, mesclando o conceito de reunião formal com standing meeting, no qual pessoas se unem a uma reunião sem precisar se sentar.

Projeto de iluminação

“Para a iluminação, o forro é elevado e único em todos os ambientes, com luz indireta a partir de um rasgo no gesso acima das divisórias. Sobre as mesas do presidente e de reunião, pendentes lineares iluminam a área de trabalho”, explica Daniele.

Interiores

Com estilo contemporâneo, foram priorizadas as cores escuras e masculinas, como preto, cinza e azul. As paredes são de cimento queimado e no piso, carpete vinílico em manta. O rodapé na tonalidade preta foi escolhido para deixar o ambiente mais moderno. Na sala de reuniões, o pé-direito é mais baixo para que o pergolado de MDF sobre as divisórias crie um efeito mais aconchegante.

“O mobiliário do escritório chama bastante atenção. Na sala de reuniões, a mesa alta e com cadeiras adaptadas permite uma reunião nos moldes de uma empresa mais dinâmica”, comenta Adriano.

A estante azul de nove metros, desenvolvida pelos arquitetos, com faces pontiagudas e angulares, percorre por todo escritório e ajuda a quebrar um pouco da seriedade dos tons de preto e cinza. Nas paredes foi usada pintura com efeito de cimento queimado; e na parede do fundo, um grande painel com skyligth.


Escritório

Guardini Stancati7 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2014
Conclusão da obra: 2014
Área construída: 55

Tipo de obra:
Escritórios
Tipologia:
Corporativo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo