> > > Casa no Jardim Paulistano

Casa no Jardim Paulistano

Casa no Jardim Paulistano
Uma estrutura central de concreto conduz os três pavimentos da Casa no Jardim Paulistano, de autoria do escritório gruposp Foto/Imagem:Nelson Kon

Integração visual

A estrutura principal da Casa no Jardim Paulistano, feita de concreto, orienta os três andares do projeto e os conecta. Construída em 2015 em um terreno com 370m², em São Paulo, a residência é de autoria do escritório gruposp.

“A organização do programa permitiu que construíssemos um espaço aberto entre os muros que dividem o terreno, com base no bloco central, que é fechado, e as duas paredes na lateral”, relata o arquiteto Alvaro Puntoni.

Arquitetura simples e rústica

As fachadas são feitas de chapas microperfuradas. Logo na entrada, através dos panos de vidro, é possível visualizar por completo a residência. O projeto conta com uma grande varanda que dá acesso à biblioteca, que toma toda a extensão da parede da sala - que tem pé-direito duplo. Do outro lado tem um jardim vertical que abraça o espaço interno e é um dos destaques do projeto de paisagismo.

Casa no Jardim Paulistano - Integração visual<BR>
Os elementos do design de interiores foram definidos em conjunto com a proprietária e considerando os móveis que ela já possuía Foto: Nelson Kon

No centro da casa estão as áreas de convivência, como, por exemplo, as salas de estar e de jantar e dois dormitórios. Esses quartos estão em lados opostos um em relação ao outro e se conectam por meio da passarela, que também permite o acesso à estante de livros. Este espaço conta com projeto de iluminação zenital que ajuda a destacar o volume de concreto.

A estrutura combina materiais rústicos, como concreto e aço, fechamentos metálicos e revestimentos sóbrios, resultando em uma arquitetura simples. “Uma das coisas interessantes no projeto é que a casa fica quase escondida para as pessoas que passam na rua. Sua amplitude e transparência se faz por dentro”, comenta o arquiteto.

Todo o design de interiores foi feito em conjunto com a proprietária, levando em consideração alguns móveis que ela já tinha adquirido. “O espaço interno é quase neutro, as cores ficam por conta dos livros, dos objetos de arte e da história dos moradores”, conclui Puntoni.

Escritório

gruposp7 projeto(s)

Local: SP,Brasil
Início do projeto: 2013
Conclusão da obra: 2015
Área do terreno: 370
Área construída: 585

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo