> > > Casa Jardim Paulistano II

Casa Jardim Paulistano II

Casa Jardim Paulistano II
As alterações realizadas na Casa Jardim Paulistano II trouxeram espaços mais amplos e iluminados, além da maior presença do verde Foto/Imagem:Manu Oristanio

Reforma eficiente

A reforma realizada na Casa Jardim Paulistano II, em 2015, trouxe, entre outras mudanças, espaços mais amplos e iluminados. O projeto foi assinado pela arquiteta Fernanda Neiva (Galeria Arquitetos) em parceria com o arquiteto Gil Mello (Gil Mello Arquitetura) e teve como principal proposta criar um refúgio para seus moradores na agitada São Paulo.

Um pátio novo para a morada

Situada num terreno de 314 m², a residência era escura, principalmente por causa de uma edícula, que, junto com um muro extenso do vizinho, gerava um jardim úmido e sombreado nos fundos.

Assim, um pátio interno foi aberto para trazer mais claridade aos espaços, além de fazer uma conexão importante entre a sala de estar e a cozinha.

Casa Jardim Paulistano II - Reforma eficiente
Um belo jardim interno traz mais verde para a residência Foto: Manu Oristanio

“Optamos por deslocar a escada interna de seu lugar de origem para melhorar a circulação entre os ambientes. Já para trazer mais iluminação, criamos esse pátio interno com um belo jardim”, conta Fernanda Neiva, autora do projeto

Diversas paredes foram derrubadas para reforçar a estrutura do projeto, ampliar os espaços e a circulação, permitindo ventilação cruzada por todas as áreas. “Simples alterações na configuração de uma casa podem mudar radicalmente todos os ambientes”, pontua a arquiteta.

Diferenciais

Madeira, ladrilho hidráulico e pedras naturais foram utilizados como materiais predominantes no projeto, deixando a residência mais aconchegante e moderna ao mesmo tempo. O vidro foi usado pontualmente nas janelas. Nas fachadas foi usada massa grossa texturizada com pintura branca.

O projeto de paisagismo recebeu uma vegetação simples e tropical integrada à arquitetura da residência. Além disso, as pedras de concreto demarcam alguns pontos conferindo mais charme ao pátio interno.

Toda a iluminação do térreo da Casa Jardim Paulistano II é automatizada.


Escritório

Galeria Arquitetos19 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2014
Conclusão da obra: 2015
Área do terreno: 314
Área construída: 239

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo