> > > Casa da Porta Amarela

Casa da Porta Amarela

Casa da Porta Amarela
A convite dos moradores, o escritório Flávia Menezes Arquitetura e Interiores buscou idealizar uma residência que carregasse suas personalidades e apresentasse conforto aos seus convidados Foto/Imagem:João Paulo Oliveira

Estendida à vegetação local

Rica em elementos naturais, estendida à natureza e com espaços aconchegantes, é a Casa da Porta Amarela – que recebeu esse nome devido a porta principal de entrada.

A convite dos moradores, o escritório Flávia Menezes Arquitetura e Interiores buscou idealizar uma residência que carregasse suas personalidades e apresentasse conforto aos seus convidados.

Os jovens proprietários preocupados com o contato com a extensa vegetação local, adquiriam o terreno com 531 m² para que pudessem estar dia e noite integrados com o verde. Como resultado, um conceito de casa em que os espaços se confundem e se mesclam entre si e com o exterior.

Layout otimizado

A madeira modernizou os ambientes Foto: João Paulo Oliveira 

O partido arquitetônico surgiu através da configuração de uma casa projetada em “L” voltada para frente do terreno, otimizando a entrada de luz pela face norte e onde poderia ser totalmente aberta, integrando o jardim e piscina ao estar, sala de TV e cozinha gourmet.

A área íntima foi dividida em duas suítes no térreo e duas suítes no pavimento superior, todas de dimensões semelhantes. Os moradores excluíram a necessidade de uma suíte máster especial, tendo assim todos os dormitórios e banheiros as mesmas medidas e acabamentos.

Com três níveis de telhado com apenas 2% de inclinação, um pé-direito duplo se forma com a escada ligada a uma passarela para o acesso às suítes superiores e através dela pode-se contemplar uma bela vista da montanha.

A casa foi construída com fundação em laje de concreto, fechamentos do térreo em blocos cerâmicos e o pavimento superior com placa cimentícia e dry-wall. Estrutura e vigamentos do telhado pré-fabricados em madeira laminada colada de eucalipto, com cobertura em manta PVC e isolamento em placas lã de rocha. Estas escolhas de materiais além de agilizar a obra minimizaram o desperdício de material.

Em meio à vegetação de árvores nativas, o projeto do escritório Flávia Menezes Arquitetura e Interiores abraça o entorno. Uma morada aberta, sua composição traz a natureza para dentro da casa, elimina os limites entre interior e exterior, cores, materiais, texturas e transparências possibilitam a comunicação total da casa trazendo a agradável sensação de amplitude e aconchego.


Escritório

Flavia Menezes Arquitetura e Interiores1 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Conclusão da obra: 2020
Área construída: 237

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo