> > > Apartamento Mooca

Apartamento Mooca

Apartamento Mooca
O Apartamento Mooca foi reformado para um casal curtir bons momentos com seus familiares. O pedido era um lar muito aconchegante. Por Firma Arquitetura e Oitentaedois Foto/Imagem:Manuel Sá

Bem provido de conforto

Os escritórios Firma Arquitetura e Oitentaedois foram convidados por uma família para projetar a reforma de seu lar: o Apartamento Mooca, onde vivem há mais de 35 anos. O edifício foi construído pelo arquiteto David Libeskind. O projeto e a obra foram um longo processo de reflexão e descoberta com os clientes, durando quatro anos desde o primeiro briefing e croqui até a entrega dos últimos móveis.

O apartamento era reformado de maneira fragmentada, ao longo do tempo e conforme as necessidades de cada fase da vida dos proprietários. Atualmente, com todos os filhos morando distante, o casal gostaria de ter um apartamento para curtir a senioridade com os filhos e netos.

Ambientes confortáveis

Os arquitetos optaram por expor a única viga que cruza o apartamento, aproveitando essa disposição estrutural para fazer um ambiente amplo e aberto e que fosse confortável tanto para a vida em casal, quanto para ocasiões de visitas.

A mesa de jantar – pensada no centro da planta – pôde ser aproveitada para diversos momentos, como: estudo, reuniões familiares, conversas e até jogos.  O espaço está articulado à cozinha, salas de estar e televisão, lavabo e dormitórios.

Os ambientes são totalmente integrados Foto: Manuel Sá 

“Tivemos um feedback muito possível. O casal, que nunca teve aproximação com a arquitetura, hoje comenta das diferenças com o antigo apartamento como, por exemplo, maior presença de luz do sol, ventilação natural constante, sensação de calma, além do ganho em conforto (e a eventual bagunça que os netos fazem quando vão lá)”, comentam as equipes dos escritórios.

Em uma área com 140 m², os arquitetos tiveram a preocupação em criar espaços para que os moradores pudessem organizar tudo aquilo que adquiriram ao longo da vida, dando prioridade aos itens que possuem maior valor sentimental e que fazem diferença no conforto físico e psicológico.   

O Apartamento Mooca busca ter um diálogo entre a estética e função em novas possibilidades, além de trabalhar com cores e texturas em todo seu potencial de setorizar espaços mantendo-os completamente conectados.

O projeto explora em si as possibilidades de combinações entre a madeira e o concreto, que nascem em sua base neutra composta por uma produção cheia de vida. A experimentação desses elementos, trabalhados em diversas texturas, conversa entre si até tangenciar a intensidade da rusticidade e do aconchego da madeira.


Escritório

Firma Arquitetura1 projeto(s)Oitentaedois1 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2014
Conclusão da obra: 2018
Área construída: 140

Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo