> > > Casa Aparente

Casa Aparente

Casa Aparente
A convite dos moradores, o escritório Ferri Arquitetura buscou idealizar uma residência que carregasse suas personalidades e apresentasse conforto aos seus convidados Foto/Imagem:Isabela Mayer

Leveza e rusticidade

Inserido em um terreno de 255 m², o projeto da Casa Aparente é resultado de um conceito arquitetônico que buscou simplicidade e economia adotando materiais tradicionais e acessíveis. O principal desafio do projeto foi trazer de maneira harmônica personalidade aliado a um orçamento restrito, em um programa de necessidades comumente utilizado em residências.

O projeto – assinado por Ferri Arquitetura – se estabeleceu adotando como partido a utilização de três materiais: bloco cerâmico aparente, chapisco rolado de concreto e pintura branca.  O bloco cerâmico, utilizado em uma configuração não tradicional, aparece como um cobogó na fachada deixando espaços vazios entre um bloco e outro e favorecendo a ventilação e iluminação naturais.

Os vãos entre os tijolos permeiam a vista para o jardim Foto: Isabela Mayer 

O chapisco rolado de concreto foi utilizado como acabamento em todas as platibandas do projeto. E por fim utilizou-se da pintura branca como acabamento em todas as paredes externas. Todos os materiais anteriormente citados foram utilizados em suas cores e texturas naturais a fim de explorar nesta configuração a máxima beleza singular destes materiais que muitas vezes não são mais apreciados por serem considerados comuns.

Além dos materiais, merecem destaque as aberturas da casa, que foram estabelecidas em sua maioria no sentido vertical de forma a proporcionar ritmo e simetria a volumetria como um todo, e o modo como foi delimitado o perímetro entre a área pública e área privada, onde o muro frontal e gradis de acesso ficaram recuados do alinhamento predial, permitindo que esses elementos fossem incorporados a composição da casa trazendo parte do jardim da residência para a área externa, integrando-o com o passeio público.

Em sua fachada podemos ressaltar que, além dessa materialidade expressiva, temos como elemento marcante a estrutura da garagem: uma viga de 7 metros de comprimento apoiada por pilotis de concreto aparente e coberta com placas de policarbonato translúcida que possibilita a proteção sem eliminar a luz natural que irradia no interior da casa.


Escritório

Ferri Arquitetura1 projeto(s)

Local: PR, Brasil
Conclusão da obra: 2018
Área construída: 115

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo