> > > Casa Fazenda Boa Vista

Casa Fazenda Boa Vista

Casa Fazenda Boa Vista
Grandes vãos e panos de vidro aproximam a Casa Fazenda Boa Vista da bela paisagem que a rodeia, com direito a bosque e lago. Projeto da arquiteta Fernanda Marques Foto/Imagem:Fernando Guerra

Refúgio familiar campestre

O céu azul que encobre a região da Fazenda da Boa Vista – condomínio de luxo localizado no município de Porto Feliz, no interior de São Paulo – foi um belo pano de fundo para o projeto arquitetônico da Casa Fazenda Boa Vista, assinado por Fernanda Marques. Cada ambiente da residência, marcada por amplas aberturas, é um convite para contemplar a bela paisagem ao seu redor.

A morada possui diversas relações com o terreno, aproveitando toda a sua extensão e atendendo fielmente às necessidades dos moradores num programa de 700 m² com múltiplas vistas para o entorno.

As áreas verdes guiaram a projeção da residência, conduzindo a arquitetura e culminando na criação de grandes espaços de convivência. A parceria da arquiteta com os proprietários resultou num projeto harmônico. “Eles queriam uma casa de campo que destacasse ao máximo a integração com a paisagem”, ressalta Fernanda Marques sobre o parâmetro básico para a construção desse recanto familiar.

Estrutura marcante

A preferência por uma estrutura leve, com grandes aberturas e superfície envidraçada deu liberdade para que as soluções arquitetônicas fluíssem naturalmente durante a construção. Ao conciliar a vista privilegiada dos bosques, a residência ganhou uma estrutura ousada que a diferencia das demais a sua volta.

A estrutura metálica da Casa Fazenda Boa Vista acompanha o formato do terreno, com todos os ambientes distribuídos de forma que ficassem voltados para o vistoso lago e o campo de golfe particular.

Todos os ambientes foram projetados para integrar a natureza à arquitetura Foto: Fernando Guerra

A fachada da casa é um mix de poucos e refinados materiais: madeira, pedras e vidro. Uma sequência ininterrupta de painéis deslizantes marca toda a fachada do volume, deixando o projeto ainda mais visível ao entardecer. “É como se fosse uma grande caixa de luz refletida nas águas da piscina”, compara a arquiteta.

Com o objetivo de conferir maior leveza à estrutura, os pilares aparentes foram desenhados com atenção, para dividirem a casa em dois volumes marcantes. O principal recebeu a área social, com as salas de estar e jantar, a cozinha e a suíte máster do casal. Já o lateral ficou para as quatro suítes destinadas aos hóspedes.

Iluminação natural

Os grandes vãos e os panos de vidro que rodeiam a Casa Fazenda Boa Vista permitem a circulação abundante de ar em todos os ambientes e garantem iluminação natural durante parte do dia, sempre integrando a natureza à arquitetura.

Marques explica que a maioria dos ambientes tem iluminação zenital, devido à farta incidência de luz natural, e que o sistema de ventilação cruzada – implantado em toda a área social – é dado pela total abertura dos caixilhos. “Ao integrar o interior com o exterior, criaram-se ótimas condições de arejamento”, conclui a arquiteta.

Veja outros projetos de casas de campo na Galeria da Arquitetura:

Casa Redux, por studio mk27

Casa Grelha, por FGMF Arquitetos

Casa do Bomba, por Sotero Arquitetos

Escritório

Fernanda Marques Arquitetos Associados5 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2013
Conclusão da obra: 2015
Área construída: 700

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo