Logo Construmarket
Banner

Casa Jabuticaba

Casa Jabuticaba
Em São José dos Campos, interior de São Paulo, o escritório Fernanda Marques Arquitetos Associados projetou a Casa Jabuticaba, em um terreno de 2.400 metros quadrados. Imagens: Fernando Guerra
Casa Jabuticaba
Casa Jabuticaba
Casa Jabuticaba
Casa Jabuticaba
Casa Jabuticaba
Casa Jabuticaba
Casa Jabuticaba
Casa Jabuticaba
Casa Jabuticaba
Casa Jabuticaba
Casa Jabuticaba
Casa Jabuticaba
Casa Jabuticaba
Casa Jabuticaba
Casa Jabuticaba
Casa Jabuticaba
Casa Jabuticaba
Casa Jabuticaba
Casa Jabuticaba
Casa Jabuticaba
Casa Jabuticaba
Casa Jabuticaba
Casa Jabuticaba
Casa Jabuticaba
Casa Jabuticaba
Casa Jabuticaba
Casa Jabuticaba

Delicadeza sustentável

Texto: Naíza Ximenes

Uma obra em estrutura metálica, com responsabilidade ambiental durante o processo construtivo e que fosse atemporal. Esses foram os conceitos que nortearam o projeto da Casa Jabuticaba, feito pelo escritório Fernanda Marques Arquitetos Associados. Localizada em um terreno de 2.400 metros quadrados, em São José dos Campos (SP), a morada foi concebida para um casal com dois filhos pequenos.

Clique aqui, siga o canal da Galeria da Arquitetura no WhatsApp e receba os melhores conteúdos sobre arquitetura no seu celular.

O terreno tem uma vista muito bonita e é totalmente plano. A minha intenção, ali, foi aproveitar todo esse espaço que nós tínhamos dessa metragem, e implementar a casa numa posição onde eu valorizasse ainda mais a vista incrível que a gente tem. De lá, é possível ver o pôr do sol e um campo lindo à frente. É por esse motivo que eu coloquei a maior parte dos cômodos principais voltados para esse jardim da piscina, já que ele se debruça para essa vistaFernanda Marques, sócia-fundadora do escritório Fernanda Marques Arquitetos Associados

Usufruindo de uma vista privilegiada e de uma topografia majoritariamente plana, o projeto reflete a intenção de criar uma residência funcional, acolhedora e em total harmonia com a natureza. A implantação estratégica da casa permite explorar ao máximo o horizonte, voltando os ambientes principais para um jardim central com piscina, que garante vistas deslumbrantes do pôr do sol.

Amplitude integrada

O pedido dos moradores incluía quatro suítes com closets, uma sala íntima para atividades familiares, espaços sociais generosos e uma área de lazer completa.

Toda a área social foi integrada ao lazer, transformando os espaços internos em uma grande varanda gourmet quando as portas de vidro de correr estão abertas. Ao entrar na casa, o morador percorre, naturalmente, um grande living conectado a uma sala de jantar, que ganhou uma peça central imponente: uma mesa iluminada por um pendente de cristal italiano. Em seguida, há dois home theaters e uma brinquedoteca, que podem ser integrados ou isolados por portas camarão, oferecendo flexibilidade para o uso diário.

Na área externa, o destaque é o espaço gourmet, amplamente utilizado pela família graças ao clima ensolarado da região. Esse espaço conta com churrasqueira, sauna e um telão, que cercam a piscina e o spa.

foto da área de lazer da Casa Jabuticaba, com a cobertura de madeira à esquerda, onde está o mobiliário, pergolado de metal ao centro, fazendo a transição para a piscina, à direita <span height= A estrutura metálica garante delicadeza e amplitude ao projeto, dispensando o uso de pilares mais robustos 


Todo o pavimento térreo ganhou piso em mármore travertino Navona, que cobre tanto as áreas internas quanto externas. Ele não só adiciona sofisticação ao projeto, mas também oferece continuidade visual, resistência e praticidade — ideal para os momentos em que a família aproveita a piscina.

Peças de mobiliário assinadas por designers renomados, como sofás Jader Almeida, mesa de madeira Hugo França e cadeiras Bittencourt complementam a estética do design de interiores.

Materialidade otimizada

A estrutura da Casa Jabuticaba foi inteiramente construída em metal, garantindo um conceito mais delicado e arrojado através de lajes mais finas, delgadas e lineares.

A fachada, por sua vez, é composta por concreto e revestimentos que imitam madeira, equilibrando robustez e baixa manutenção. Por outro lado, a madeira cumaru ripada compõe o revestimento interno quase por completo, proporcionando aconchego aos interiores.

“A partir da calçada, nós vemos uma fachada toda em concreto, de um parceiro muito legal, a Arcos, que faz esse trabalho com um material próprio para a fachada”, explica Fernanda Marques. “Esse material se assemelha muito a uma madeira, mas não é uma madeira de verdade. É um revestimento concebido justamente para fachadas, para aguentar intempéries e com um baixo custo de manutenção”, completa.

A arquiteta também priorizou a funcionalidade e a eficiência energética por meio da adoção de grandes panos de vidro nas limitações entre interno e externo. A escolha permite a entrada de luz natural em abundância e integração, enquanto o terraço e as janelas superiores promovem ventilação cruzada, evitando o superaquecimento.

O bloco privativo, no pavimento superior, é acessado por uma escada monumental ou pelo elevador. A escada, ladeada por vidros, oferece vistas para o espelho d’água e o jardim, reforçando a conexão entre os ambientes da morada. Nos quartos, o piso em madeira adiciona conforto, enquanto o restante da casa exibe um design contemporâneo com linhas claras e integração fluida entre os ambientes.

Confira outros projetos de Fernanda Marques Arquitetos Associados:

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2019
  • Conclusão da obra: 2022
  • Área do terreno: 2.400 m²
  • Área construída: 1.400 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados