> > > Restaurante Swadisht

Restaurante Swadisht

Restaurante Swadisht
Com estrutura e decoração marcantes, restaurante expressa a personalidade e as riquezas da Índia Foto/Imagem:Gerson Lima

Um pedaço da Índia

O restaurante Swadisht foi projetado para imergir seus clientes na cultura indiana com luxo e aconchego. Rico em detalhes, o estabelecimento localizado em Curitiba, no bairro do Batel, é dividido em três ambientes: bar, espaço indiano e elevadega. “A ideia era mostrar as riquezas do país – suas pedras naturais e preciosas, suas esculturas, sedas, tecidos, imagens, objetos, alegria, cores e culinária – reunidas em um espaço chique”, detalha Fernanda Jung, arquiteta responsável pelo projeto.

Com ambientes totalmente integrados, o restaurante abriga uma grande ‘elevadega’, disposta no hall de entrada. “O equipamento é o diferencial do estabelecimento. Logo na entrada se destaca pela exuberância e altura que agrega o pé-direito duplo. Temos acesso ao mezanino por ela, visualizando todos os rótulos de vinhos separados por regiões”, ressalta.

O mezanino é marcado por mesas e nichos divididos com xales e cortinas. Além disso, conta com uma área preparada para servir a comida por meio de um monta-cargas interno (pequeno elevador). “Tudo foi pensado de maneira prática e funcional para proporcionar harmonia entre todos os ambientes e acessos. É um projeto complexo que faz da cozinha o coração do restaurante”, explica a arquiteta.

Materiais e decoração

No revestimento dos pisos e dos banheiros foram utilizadas pedras como mármore e silestone. A madeira também foi aplicada em abundância. “Cada material foi escolhido cuidadosamente para dar contraste aos ambientes. Gosto de trabalhar com jogos de luzes, claro e escuro, cores fortes e muito brilho. Dessa maneira fui fazendo testes até que todos os materiais fizessem uma composição harmônica e nada convencional”. Além disso, a arquiteta também explica que foi até a China comprar os materiais de acabamentos internos, externos e da fachada. “Compramos quase 70% desses materiais lá e isso gerou uma economia muito grande”, destaca.

Cor e luz

As cores bordô, dourado, bronze e vermelho foram utilizadas em todos os ambientes. O paisagismo que compõe a fachada de vidro também leva o clima indiano para o estabelecimento. Pedras ornamentais e preciosas, e pastilhas diferenciadas proporcionam requinte ao restaurante.

De acordo com a arquiteta, a iluminação – com tecnologia LED de última geração nas fitas RGB, embutidas e lâmpadas – foi aplicada para deixar o ambiente aconchegante e funcional. “No bar utilizei as fitas embutidas dentro no móvel que, com a pedra ônix, dá efeito de transparência. No térreo temos alguns pendentes em vidro no bar e no hall de entrada. No mezanino temos pendentes em cima de cada mesa com bolas bronze craqueladas, que criam efeitos pontuais”, conclui.

 


Escritório

Fernanda Jung2 projeto(s)

Local: PR, Brasil
Conclusão da obra: 2012
Área construída: 400

Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo