> > > Mesa III

Mesa III

Mesa III
Com espaços abertos e transparentes, fábrica de alimentos aposta na farta iluminação e integração entre ambientes externos e de trabalho Foto/Imagem:Ronaldo Aguiar

Charme singelo

A grande característica da Mesa III – fábrica de alimentos localizada na capital paulista – é sua simplicidade, com a mistura de elementos básicos como o aço e o vidro em sua estrutura. Com espaços abertos e funcionais, a edificação comercial foi implantada em lote plano com dois pavimentos – térreo e mezanino.

“Com traços de barracão industrial, espaços abertos e ‘frescos’ para o trabalho, a fábrica possui um recuo lateral para convívio destinado ao comércio de alimentos”, destaca o arquiteto responsável Felippe Crescenti. Nessa área, um jardim de pitangueiras é coberto por faixas de sombrite que permitem difundir a entrada do sol.

Pequenos vitrôs voltados para o jardim foram instalados no andar térreo, na lateral da edificação. Já na lateral do segundo pavimento foram aplicados vidros jateados, canaletados e martelados. “Eles conferem maior privacidade e brincam com a visão do visitante, que se confunde com o caleidoscópio formado pelo cenário externo”, ressalta.

Soluções racionais

Com pé-direto duplo, a área de exposição dos trabalhos realizados na cozinha industrial é ampla e arejada. Foram instalados sheds na cobertura termoacústica do prédio – que garantem entrada de luz natural e melhor circulação de ar.

“Para racionalização e agilidade da obra, optou-se pela utilização da estrutura metálica em conjunto com blocos de concreto e piso em cimento polido no térreo e em painel cimentício no superior”, conclui o arquiteto.


Escritório

Felippe Crescenti Arquiteto1 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2010
Conclusão da obra: 2012
Área do terreno: 205
Área construída: 200

Tipo de obra:
Indústrias
Tipologia:
Industrial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo