> > > Apartamento Melo Alves

Apartamento Melo Alves

Apartamento Melo Alves
Com projeto de interiores de Felipe de Almeida, este apartamento paulistano equilibra com precisão e bom gosto o clássico e o contemporâneo, satisfazendo os desejos de ambos os proprietários Foto/Imagem:Evelyn Müller

Espaços cheios de vida

Nas mãos do experiente designer Felipe de Almeida, os desejos díspares de um casal acabaram se equilibrando com perfeição, resultando em um projeto de interiores atual, sofisticado e cheio de personalidade. O autor do trabalho buscou combinar o estilo clássico e maximalista da cliente com o perfil mais contemporâneo e minimalista de seu esposo, fugindo de modismos e do óbvio. 

Localizado nos Jardins, em São Paulo, o Apartamento Melo Alves possui uma área extensa (de 350m²), mas revelava-se bastante desatualizado, a começar pelo piso elevado em todo o imóvel. O projeto de interiores trouxe novas soluções para os revestimentos, mobiliário, acabamentos e marcenaria, sempre pincelando elementos clássicos e contemporâneos.

Além da renovação dos interiores, o objetivo era atualizar o programa de necessidades dos clientes com ambientes que pudessem acomodar toda a família. Felipe de Almeida alterou a disposição dos dormitórios e fez da sala um espaço vivo e para ser vivido. O living com lareira está integrado à sala de jantar e ambos se conectam com a varanda, um espaço cercado pelo verde, que ganhou o afeto dos moradores.

Na entrada do apartamento, uma porta de muxarabi desenhada exclusivamente para o projeto trouxe desafios. “Como seu mecanismo não é convencional, ninguém queria executá-la”, relata a equipe do Estúdio Felipe de Almeida. Dotada de quatro folhas, ela pode abrir-se parcialmente no dia a dia ou completamente em dia de festa, transmitindo um clima de boas-vindas. Além disso, a solução deixa o hall de entrada mais iluminado e arejado.

Espaço multiúso

A varanda atua como uma extensão das salas de estar e jantar e foi pensada para ser um espaço de convívio, onde os moradores tomam um vinho e apreciam o pôr do sol Foto: Evelyn Müller 

Pensada para se tornar um espaço de convívio, a varanda é chamada de ‘sala do vinho’ e ‘sala do pôr do sol’. Totalmente integrada às salas de estar e jantar, recebeu um projeto de paisagismo assinado por Rodrigo Oliveira, que buscou trazer bem-estar aos moradores. A irrigação das plantas foi automatizada, assim como toda a iluminação do imóvel.

O forro de madeira aquece este ambiente e cria uma harmonia com o piso de porcelanato, ao longo do qual surgem extensos tapetes, feitos sob medida para o apartamento.

Materiais de destaque

No projeto, predominam materiais como madeira, tecidos e pedras. A madeira foi utilizada em todo o apartamento, começando pelo piso de tábuas que vieram da região Sul, reaproveitadas de antigas fazendas e galpões e que passaram por um processo de restauração. São peças únicas que chegam a 6 m de comprimento por 43 cm de largura. O piso de madeira está presente também na cozinha e no forro da varanda.

A combinação de vários tecidos é uma marca dos projetos de Almeida. Aqui, eles foram usados em vários ambientes, forrando estofados e paredes das suítes e da copa.

Já as pedras foram utilizadas na cozinha, com o Sensa Vena Oro, e nos banheiros, com mármores travertinos e seixos, além da suíte master que possui um mármore branco Paraná na área do banho.

Arte e memórias

Apaixonado pela arte, o designer Felipe de Almeida não deixou faltar a arte popular brasileira na decoração, representada por objetos e peças de artesanato de comunidades espalhadas pelo Brasil. O projeto contou com uma curadoria minuciosamente pensada para cada espaço, pois a sua moradora também é uma apaixonada pelo mundo das artes.

Um dos destaques é a tela de Burle Marx, posicionada estrategicamente na sala de jantar de forma que as pessoas conseguem vê-la assim que entram no apartamento e podem contemplá-la da sala como um todo. É uma obra impactante, não só pelas cores, mas por tudo o que Burle Marx representa para a Arquitetura, o Paisagismo, o Design de Interiores e a Arte. O apartamento conta ainda com obras de Mariana Palma, Volpi e muitos outros artistas.

Por fim, o corredor íntimo que leva para os quartos ganhou uma parede cheia de memórias e recordações através das mais diversas fotos da vida da família, parentes e amigos.


Escritório

Felipe de Almeida Designers de Interiores7 projeto(s)

Local: SP, Brasil

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo