> > > Casa Mirante do Horto

Casa Mirante do Horto

Casa Mirante do Horto
Com dois grandes balanços, a residência foi projetada para ser flexível e eficiente, aproveitando ao máximo o terreno exíguo Foto/Imagem:Nelson Kon

Exiguidade solucionada

Para aproveitar o lote da melhor forma possível, o escritório de arquitetura FC Studio precisou adaptar o vasto programa de usos desta residência, localizada no Horto Florestal, em São Paulo. “A estratégia foi identificar programas específicos (home theater e cozinha) e a circulação vertical (escada) de maneira que os demais recintos fossem flexíveis e amplos, tirando partido da estrutura, volumetria e iluminação natural”, ressalta o arquiteto responsável Flavio Castro.

O partido arquitetônico teve como premissa a implantação de dois grandes balanços. “Direcionados para as fachadas frontal e posterior, eles ressaltam a ideia principal que consiste em apoiar um cubo de concreto em duas vigas metálicas”. São essas vigas amarelas que criam o intervalo entre o cubo (pavimento térreo, superior e teto-jardim) e embasamento (área de serviço e garagem). “Esse intervalo sustenta o cubo e o destaca do embasamento, conferindo leveza visual e garantindo a iluminação e ventilação de alguns espaços ao lado da garagem”, explica.

Para projetar os encaixes do aço e do concreto – materiais predominantes na obra – o arquiteto estudou minuciosamente a implantação, pois eles reagem de maneiras distintas. “O toque entre as partes metálicas e o concreto foi cuidadosamente executado pela distinta resposta que cada um dos materiais dá às solicitações climáticas e estruturais, a fim de evitar patologias momentâneas e futuras”.

Iluminação natural

Construída com lajes horizontais contínuas, a residência possui perfurações em lugares estratégicos que permitem a entrada da luz natural e da circulação de ar. A ampla claraboia deixa a luz entrar e percorrer o pavimento superior e o andar social. “Uma dupla conexão acontece nesse ponto permitindo ao morador estar em contato, ao mesmo tempo, com a linha do horizonte e com o céu”, destaca o arquiteto.

 

Escritório

FCstudio15 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Área do terreno: 226
Área construída: 300

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo