> > > Apartamento Maranhão

Apartamento Maranhão

Apartamento Maranhão
Transformar um apartamento familiar em uma morada de um jovem solteiro com elementos em estilos totalmente diferentes foi o maior desafio nesse projeto Foto/Imagem:Pedro Kok

Integração total

Localizado no bairro de Higienópolis, em São Paulo, o apartamento de 151 m² exigiu um trabalho minucioso, cujo maior desafio foi transformar um ambiente familiar em uma morada para um jovem solteiro. De acordo com Flavio Castro, arquiteto responsável pelo projeto, a reforma aproveitou e repaginou o mobiliário pré-existente trazidos do imóvel anterior. ”Desde o início percebemos a potencialidade do espaço antigo, por isso optamos por reutilizar o mobiliário”.

Respeitando as memórias existentes e a introdução de elementos que refletem a personalidade do dono, o arquiteto promoveu a dialética entre o antigo e o novo, mas com um pouco do estilo contemporâneo. “A estrutura original foi exposta e os materiais se mostram com sinceridade”, reflete Flávio.

Materiais utilizados

Uma grande galeria em aço corten é o elemento delimitador entre as áreas social e íntima, camuflando o acesso feito através da porta pivotante. O concreto e o vidro também fazem parte dos materiais predominantes e conjugam uma sóbria paleta de cores em contraste com algumas peças coloridas que conferem identidade ao espaço.

Espaços como sala de estar, sala de TV e cozinha foram integrados por meio da demolição das paredes e do lavabo. Além disso, prateleiras de concreto enfatizam a horizontalidade do ambiente e servem de abrigo para itens de design. “Criamos um lugar repleto de possibilidades e flexível às múltiplas atividades realizadas por um jovem solteiro”, completa o arquiteto.

 


Escritório

FCstudio15 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2013
Área do terreno: 87
Área construída: 151

Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo