> > > GM Tork Brasília

GM Tork Brasília

GM Tork Brasília
Com traços brutos em aço, edifício que abriga a concessionária de veículos chama a atenção por sua fachada e estrutura originais Foto/Imagem:Jomar Bragança

Originalidade futurista

A Tork de Brasília – concessionária de veículos GM General Motors – está localizada próxima ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Seu projeto foi idealizado pelo escritório Farkasvölgyi Arquitetura visando a adaptação da loja em um terreno triangular. O maior lado desse triângulo é voltado para a avenida e abriga toda a vitrine do showroom. O fechamento com amplos panos de vidro favorece o desenho, vencendo quase toda a frente e ajudando a nortear a magnitude do edifício. “O conceito era aplicar linhas modernas e futuristas”, ressalta o arquiteto responsável Bernardo Farkasvölgyi.

A volumetria é definida com os grandes balanços revestidos por alumínio composto executados em estrutura metálica. “Em planos e ângulos distintos, os balanços contam com apoio somente nas extremidades. Intencionalmente, o conceito do projeto revela junto à estrutura metálica o desenho intuitivo que induz a uma ferramenta de torque”, explica. Os escritórios estão localizados no mezanino. O térreo abriga o showroom de veículos, oficina mecânica, recepção de serviços e setor de vendas de carros, peças e acessórios. “Já o subsolo abriga o depósito de peças, estacionamento, pátio e pulmão de veículo, e a área para funcionários”, destaca o arquiteto.

Materiais e soluções

O sistema de vidros duplos, forros e painéis com isolante evitou o desconforto com ruídos. “Também instalamos uma cobertura revestida por telha metálica trapezoidal com proteção termoacústica de poliuretano expandido”, explica. No interior do edifício, as estruturas e instalações ficam aparentes, inclusive o ar-condicionado. Bernardo também destaca o ambiente interno neutro. “A ausência da cor, focando na neutralidade do branco, busca valorizar ainda mais os veículos em exposição”, conclui.

 


Escritório

Farkasvölgyi Arquitetura18 projeto(s)

Local: DF, Brasil
Início do projeto: 2007
Conclusão da obra: 2008
Área do terreno: 4.906
Área construída: 6.572

Tipo de obra:
Lojas
Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo