> > > Casa Arrodear

Casa Arrodear

Casa Arrodear
Projetada pelo escritório Fábrica Arquitetura, a Casa Arrodear se destaca na cidade de Gravatá, no agreste pernambucano, não apenas por sua arquitetura, mas pela forma como se integra harmoniosamente à paisagem exuberante Foto/Imagem:Thiago Freire

Refúgio flutuante

Texto: Naíza Ximenes

Destacando-se não apenas por sua arquitetura, mas pela forma como se integra harmoniosamente à paisagem exuberante de Gravatá, no agreste pernambucano, a Casa Arrodear foi projetada pelo escritório Fábrica Arquitetura para aproveitar ao máximo o terreno de mil metros quadrados.

A obra fica em um dos lotes mais valorizados do condomínio — em especial, devido à proximidade com o lago — e foi idealizada para unir as melhores vistas às melhores orientações solares.

Com 458 metros quadrados de área construída, a casa pertence a um casal que buscava por uma morada leve e integrada ao ambiente — motivo que incentivou os arquitetos a conceber um projeto que parece flutuar no terreno íngreme.

Para isso, eles apostaram na construção de uma grande laje em balanço, que envolve a suíte master e a varanda, criando uma sensação de leveza e fluidez. Esta mesma laje, de linhas retas e robustas, se cruza com uma separação que divide os setores entre área íntima e social.

Foto da facahda de uma casa. NO primeiro plano, está a escada de degraus largos e de pedra. Sã rodeados por grama. No segundo plano e no fim da escada, está a entrada da casa, com uma porta de vidro. Muitas janelas de vidro piso teto permitem visualização do interior. À direita, um painel de madeira ripada protege a casa<span height= O projeto é marcado por materiais naturais e requintados, como as pedras nos degraus da escada, a pedra moledo nas paredes internas e a madeira nos painéis ripados externos 


Tradicional com toques contemporâneos

A casa mescla materiais naturais e tecnológicos para criar um ambiente que transita entre o tradicional e o contemporâneo. Madeira, pedra Itacolomy e telhado cerâmico dão vida e contorno à estrutura, ao passo que grandes panos de vidro permitem a entrada de luz natural abundante e uma grande conexão com a paisagem circundante.

A serralheria nas janelas das áreas sociais, entre os panos de vidro, dá o toque clássico ao projeto.

Clique aqui, siga o canal da Galeria da Arquitetura no WhatsApp e receba os melhores conteúdos sobre arquitetura no seu celular.

Já a implantação do volume foi planejada para aproveitar as características naturais do terreno, cercado por formações rochosas que não apenas valorizam a estética da casa, mas também reforçam a relação entre interior e exterior. Uma das pedras, em particular, destaca-se no jardim interno da casa, servindo como um orquidário e proporcionando um alívio térmico para a residência.

O programa de necessidades inclui três quartos, sala de estar, sala de jantar, varanda fechada, varanda aberta, cozinha gourmet, cozinha e área de serviço, além de depósito e dependência.

Confira outros projetos na Galeria da Arquitetura:

Fornecedores desta obra

Escritório

Fábrica Arquitetura projeto(s)

Local: PE, Brasil
Início do projeto: 2022
Conclusão da obra: 2023
Área do terreno: 1.000
Área construída: 457

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo