> > > Casa Jacarandá

Casa Jacarandá

Casa Jacarandá
Construída para o lazer, a Casa Jacarandá está localizada em Buenos Aires, na Argentina. O projeto é do Estudio Galera Arquitectura Foto/Imagem:Diego Medina

Para o lazer

Situada em Buenos Aires, na Argentina, está a Casa Jacarandá que foi idealizada pelo Estudio Galera Arquitectura. Construída para o lazer, a morada está inserida em um terreno com 895 m² e com características de dois zoneamentos (multifamiliar e unifamiliar). Por fora – pela grandeza do projeto – parece ser um hotel e vista por dentro, uma belíssima residência.

A construção consiste em volumes abertos orientados para a natureza e cercado por diversas espécies de vegetação preservadas. Os arquitetos tiveram a ideia de manter as plantas locais para que o paisagismo se integrasse com cenário da selva local.

Disposição dos volumes

Três volumes sobrepostos organizam os ambientes da residência: o primeiro (garagem), o segundo (área social) e o terceiro (área íntima). Os volumes estão sustentados por um conjunto estrutural de pórticos, tensores e vigas.

Na área externa, destaca-se a área gourmet e a piscina com borda infinita e deck. O espaço é totalmente conectado com a natureza, criando um ambiente aconchegante e intimista.

A área de lazer ganhou uma piscina com borda infinita Foto: Diego Medina 

“Com o deslocamento dos diferentes volumes, as circulações e pátios vão sendo escalonados, evitando e contendo os pinheiros existentes. Já a piscina é um apêndice da casa sempre atingida pelo sol ocidental”, conta o arquiteto Ariel Galera.

Em contraste com a relação com a rua, a estratégia para o interior é de plena abertura, integrando os ambientes internos com o exterior da cidade. Os dois grandes volumes principais protegem a área de lazer da incidência solar direta. Já os amplos painéis de vidro que se escondem na divisória, criando uma continuidade entre a área pública da casa e o setor da churrasqueira, piscina e solário.

Como estratégia de projeto, é proposto um “jogo de caixa” – uma das atividades que fomenta o pensamento criativo da criança, permitindo agrupar e empilhar caixas. Um exercício que gera, na hora de projetar, grande flexibilidade dando versatilidade à proposta do projeto.

Os amplos painéis de vidros possuem a função de divisórias, que tornam o interior invisível enquanto transforma em pinturas a paisagem emoldurada vista por dentro. Além disso, os arquitetos exploraram a ventilação cruzada, que possibilita a circulação do ar por todos os cômodos, mantendo o conforto térmico dentro da residência.

O concreto aparente, como único material na concepção do projeto, foi trabalhado com diferentes formas. O material exige baixa manutenção. “Desde o briefing com os moradores, o pedido era simples: casa moderna, aconchegante e com aspecto natural do concreto sem revestimentos, sem ornamentos, simples e imperfeito”, finaliza o arquiteto.


Escritório

Estudio Galera Arquitectura4 projeto(s)

Local: BU, Argentina
Início do projeto: 2018
Conclusão da obra: 2020
Área do terreno: 895
Área construída: 400

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo