> > > Casa do Lago

Casa do Lago

Casa do Lago
Natureza, luz e contemporaneidade foram as diretrizes seguidas pelo Estúdio AZ Arquitetura no projeto arquitetônico da Casa do Lago, localizada em Porto Alegre Foto/Imagem:Marcelo Donadussi

Volumetria natural

A Casa do Lago está localizada em Porto Alegre (RS), num terreno circundado por um extenso lago, que traçou o principal objetivo do projeto arquitetônico: integrar a residência à paisagem circundante.

Assinado pelo Estúdio AZ Arquitetura, o trabalho ainda seguiu outras duas diretrizes: luz natural e contemporaneidade. Com isso, o projeto trouxe materiais em seu estado bruto e elementos característicos da arquitetura modernista brasileira, como cobogós e lajes em balanço.

O projeto de paisagismo reforça a presença da natureza, com destaque para o deck de madeira grápia (que vira um trapiche e estabelece a conexão com o lago) e para as palmeiras. Essa espécie foi escolhida para criar uma arborização no entorno da casa que não barrasse o visual do espaço externo de quem está lá dentro. No pátio frontal, o uso de diferentes forrações com desenhos orgânicos realça a marcação do acesso principal da casa.

Materialidade em foco

Conforme descreve a arquiteta Ziâni Costa, “trata-se de um projeto com limpeza formal, no qual os enquadramentos e a luz natural são a essência da casa”. Sua volumetria é composta por um bloco de dois pavimentos que, apesar das linhas puras, apresenta certa robustez por conta da alvenaria branca. Para quebrar a estrutura ‘fria’, alguns pontos da fachada receberam fechamentos em pedra ferrugem e esquadrias pretas de PVC.

O deck de madeira grápia vira um trapiche e estabelece a conexão com o lago Foto: Marcelo Donadussi

Deste volume principal nascem, sutilmente, lajes em balanço que ‘caminham’ desde o pátio frontal ao pátio posterior. Apoiadas em pilares recuados de seção circular, elas fazem referência à arquitetura moderna brasileira, da mesma forma que as paredes de cobogós.

Estes elementos, que são interrompidos antes de alcançarem o teto, conferem privacidade à entrada da casa e à área de descanso nos fundos e ainda reproduzem um charmoso efeito de luz, sombra e movimento aos ambientes.

Controle termoacústico

As esquadrias em PVC têm vidros duplos para garantir o isolamento termoacústico da Casa do Lago já que, além das temperaturas extremas de Porto Alegre, o terreno fica muito próximo a um aeroclube. Para colaborar com isso, a edificação também ganhou paredes duplas.

Em relação à eficiência energética do projeto, toda iluminação foi feita em LED e o aquecimento da água acontece através de coletores solares. Os banheiros no segundo pavimento têm pé-direito elevado e suas janelas foram posicionadas acima da laje de cobertura, criando uma iluminação zenital.

Interior integrado

O projeto de interiores da Casa do Lago foi pensado para trazer iluminação natural e as visuais externas para o espaço interno. Cumprindo esse papel, as grandes esquadrias também prestam-se como molduras, valorizando toda a paisagem dos pátios e do entorno da casa.

A planta baixa do térreo torna a cozinha o ponto central e articulador da residência. No segundo pavimento, o escritório tem paredes em vidro, que possibilitam visualizar a sala e o jardim de inverno.

Escritório

Estúdio AZ Arquitetura1 projeto(s)

Local: RS, Brasil
Conclusão da obra: 2017
Área construída: 385

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo