> > > Casa Bloco

Casa Bloco

Casa Bloco
Assinada pelo ES Arquitetura, a Casa Bloco foi idealizada para uma família que gosta de receber amigos aos finais de semana. Ela está localizada em Criciúma (SC) Foto/Imagem:SLAPHOTOSTUDIO

Jogo de volumetrias

Pensada para ser uma casa de baixo custo, mas com ambientes e conceitos requintados quanto à distribuição das funções espaciais e ao aspecto visual, a Casa Bloco foi concebida como uma residência térrea a partir de um viés oriental. Por ES Arquitetura.

O uso de blocos de concreto e madeira, sem revestimentos externos, expostos cruamente em sua essência, fazem parte da intenção compositiva da casa. Todo o projeto foi pensado com soluções sofisticadas e ao mesmo tempo simples, de fácil execução e acompanhamento no canteiro de obra.

Pensada delicadamente

A casa se forma em torno de um pátio interno, cuidadosamente pensado para criar um ambiente de contemplação. Foi composto com plantas ornamentais, um largo de carpas e uma parede verde elaborada com cabos de aço sobre os blocos de concreto, onde a vegetação se acomoda de forma simples e natural. Uma churrasqueira e um balcão compõem a área de lazer que se conecta ao pátio, criando um espaço aberto de convivência e bem-estar.

Os conceitos de economia, qualidade e requinte do ambiente foram as principais pretensões e desejos do cliente. Sem fugir das ideias concebidas e cuidadosamente pensadas, o controle durante a obra foi rigoroso, buscando atender às suas aspirações quanto ao projeto inicial. Além da qualidade do design e da arquitetura em todo a sua essência, o cliente buscava uma abordagem projetual mais eco sustentável, diferencial proposto pelo escritório, e que seria aplicado na casa desde o primeiro esboço. Os materiais expostos têm como proposta, além de sua funcionalidade em si, a baixa necessidade de manutenção.

As técnicas de aproveitamento de água e energia solar, que fazem parte do conceito eco sustentável, aplicadas no projeto foram: o método e o controle dos processos construtivos para a economia no canteiro de obra; o posicionamento solar para melhor aproveitamento da luz e da temperatura interna; esquadrias com aproveitamento total do vão para a iluminação; o estudo dos ventos dominantes e a argila expandida (cinasita) na cobertura para isolamento térmico. Tudo para o melhor conforto ambiental e sustentabilidade, alinhados às aspirações do cliente.

Através de um estudo de implantação das esquadrias cuidadosamente elaborado, foi possível proporcionar eixos visuais estratégicos e trabalhar com a transparência do vidro, de forma a conferir ao modesto espaço da casa a sensação de amplitude. Os 247,44 m² em cores sóbrias e naturais, que realçam a essência dos materiais expostos, trazem a tranquilidade e sofisticação de um lar moderno.


Escritório

ES arquitetura3 projeto(s)

Local: SC, Brasil
Conclusão da obra: 2019
Área construída: 247

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo