> > > Casa West Side

Casa West Side

Casa West Side
Residência de formato em ‘L’ integra ambientes internos à área de lazer Foto/Imagem:Ronald Pimentel

Integração e lazer

Idealizado pelo escritório Zanon & Machado Arquitetos Associados, o projeto priorizou a insolação para os espaços de convívio e o aproveitamento da topografia natural do terreno triangular, que possui frente com dimensão reduzida. Um de seus diferenciais é a parede suspensa em aço corten, que marca presença logo no primeiro plano da fachada principal. “Destaco a composição formal do núcleo da residência – em alvenaria e concreto. É uma estrutura simples e convencional que ressalta a estrutura da garagem e cria um grande vão que se sobrepõe em primeiro plano, valorizado pela honestidade do fechamento em aço corten”, explica a arquiteta responsável Elaine Zanon. Os grandes vãos permitem entrada de luz e ventilação natural em toda a casa.

Programa

Construída em volumes retangulares e formato em ‘L’ a casa West Side integra ambientes externos e internos, fazendo com que a área de lazer faça parte dos cômodos sociais.

Visando atender uma família moderna, o projeto destaca todas as partes da casa. O hall com pé-direito duplo e os cômodos amplos setorizam a residência de maneira harmoniosa. A cozinha, ligada à sala de jantar com portas de correr, as áreas íntimas e o espaço gourmet se unem à área externa de lazer. “O atrativo da residência é a integração dos espaços interno e externo junto ao convívio familiar, a partir da planta em L, que dispõe a área externa – jardim e piscina – no centro do terreno”, ressalta. As quatro suítes e o escritório ficam instalados no andar superior.

Materiais utilizados

Além da parede suspensa em aço corten, que contrasta com a parede ao fundo revestida em pedra basalto vulcano, outros materiais aparecem em evidência. O pavimento superior recebe brises-soleils que atenuam a incidência dos raios solares e garantem projeções sombreadas. A cozinha – com vidros instalados até o chão – é o ambiente que mais recebe claridade.

Partindo dos tons escolhidos na área externa, cores acinzentadas foram escolhidas para o projeto de interiores. “A volumetria da residência, demarcada pelas formas lineares e pelo jogo de cores, pode ser notada também nas áreas internas”, conclui a arquiteta.

 


Escritório

Elaine Zanon & Claudia Machado Arquitetos Associados14 projeto(s)

Local: PR, Brasil
Início do projeto: 2010
Conclusão da obra: 2013
Área do terreno: 1.198
Área construída: 567

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo