> > > Casa L/G

Casa L/G

Casa L/G
As dificuldades de um terreno com grande aclive nortearam o plano térreo e o grande destaque destinado à área de lazer da Casa L/G, em Campinas (SP) Foto/Imagem:Romulo Fialdini

Programa térreo refinado

Os arquitetos Elaine Carvalho e Alexandre Galhego apostaram na simbiose da madeira e das pedras para planejar a Casa L/G, situada em Campinas, interior de São Paulo.

Os materiais naturais se unem, ainda, ao piso de mármore bruto inteiriço, gerando uma arquitetura simples, que abusa de grandes vãos e dispensa pavimento. “A casa segue um estilo simples, elegante e muito aconchegante. É projeto térreo, com ambiente superintegrados e poucos materiais”, comenta Carvalho.

Lote peculiar

Segundo a arquiteta, o terreno de quase 900 m² conta com um grande declive, o que dificultou a implantação da estrutura. Dessa forma, a garagem foi instalada no subsolo e um corte foi feito no nível mais alto do lote para acomodar a casa térrea – esta pode ser acessada pela rampa do lado direito ou pela escada do lado esquerdo.

“Além disso, houve o trabalho de alinhar o design irregular da piscina para que houvesse integração com o interior e, consequentemente, uma ocupação mais eficiente do pátio”, explica Galhego.

Às margens da piscina está um jardim vertical, que foi criado pelos arquitetos. “Originalmente, o terreno tinha poucas áreas verdes disponíveis”, comenta o arquiteto. As únicas árvores preexistentes eram da entrada, ambas do lado esquerdo. Para criar equilíbrio visual, uma delas foi deslocada para a diagonal direita.

A integração dos ambientes é o ponto alto do projeto Foto: Romulo Fialdini

Programa térreo

Como a casa é térrea, todo o programa fica em um só pavimento. Hall, estar, gourmet, cozinha e piscina são integradas e correspondem por grande parte dos 480 m² da residência, sendo a área social o ponto focal da obra. Privativos, ficam lavabo de visitas e serviço, vestiário e as quatro suítes.

Todo o plano foi revestido com uma textura cinza, com detalhes pontuais em pedras e caixilho corten. A madeira aparece em perfis e em todo o forro, e o mármore cobre toda a área social e piscina. Como o desenho é aberto, a iluminação natural é uma consequência.

Os banheiros e cozinha, por fim, receberam porcelanatos em grades formatos.

O desenho simples e elegante de todos os ambientes e a integração com a paisagem no entorno foi acertada de acordo com os arquitetos. “O projeto atendeu muito a expectativa dos clientes”, finalizam.


Escritório

Elaine Carvalho Arquitetura1 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2018
Conclusão da obra: 2019
Área do terreno: 889
Área construída: 480

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo