> > > Casa Lalo

Casa Lalo

Casa Lalo
A casa onde tudo é exposto é marcada pelo contraste entre a precisão do aço e o rústico do tijolo Foto/Imagem:Nelson Kon

Sem preconceitos

Simétrica, elevada do solo, e com elementos estruturais e materiais expostos, a residência unifamiliar foi concebida para refletir a personalidade e o modo de vida dos moradores. “O projeto não surge abstratamente. Ele vem sempre com pessoas. A casa foi feita para pessoas com a cabeça aberta para a vida, totalmente livre de preconceitos”, lembra o arquiteto Eduardo de Almeida.

Cheia de personalidade a residência de dois pavimentos parece uma grande caixa elevada. O espaço foi organizado de forma muito simples. Metade da casa foi ocupada pelos quartos e o estúdio – e embaixo – a outra metade foi ocupada pela sala que se estende para a cozinha. É a altura do pé-direito que indica os limites entre os ambientes: a sala de jantar tem pé-direito normal, já a de estar, tem pé-direito duplo.

“Além de vantagens estéticas, o desenho gera qualidades funcionais, como a otimização do conforto ambiental interior. Além da ventilação cruzada, as venezianas, tanto no inverno quanto no verão, não absorvem umidade”, explica o arquiteto.

Contraste de materiais

A volumetria retilínea é bem delimitada pelas estruturas metálicas. Além delas, a residência tira partido de tijolo aparente, fechamento com vidro temperado e caixilho metálico branco. “Gosto desse contraste entre a precisão do aço e o rústico do tijolo. O tijolo funciona de forma muito agradável, humanizando a estrutura”, comenta o arquiteto.

 


Escritório

Eduardo de Almeida Arquitetos7 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2002
Conclusão da obra: 2004
Área do terreno: 432
Área construída: 1.250

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo