> > > Residência FAM

Residência FAM

Residência FAM
Com grandes aberturas e amplo programa sustentável, a Residência FAM é um mirante para a paisagem à sua volta Foto/Imagem:Ruben Otero

Planejamento eficiente

De acordo com a arquiteta Monica Drucker, titular no escritório Drucker Arquitetos Associados, a Residência FAM é um convite à contemplação da bela paisagem que a rodeia. Com varandas e portas amplas envidraçadas e localizada em meio às copas das árvores do bairro do Brooklin, em São Paulo, a casa possui um padrão de circulação envolvente, fazendo com que os moradores apreciem o lado externo entre decks e jardins.

O projeto arquitetônico tem longos caixilhos de vidro paralelos entre si, voltados para o fundo e para a frente do terreno, enfatizando a continuidade entre interior e exterior. A construção, em forma retangular, foi implantada transversalmente no lote, a fim de maximizar a área verde.

Planejamento da obra

Para a construção da Residência FAM, foram recomendados e executados todos os estudos possíveis, tais como levantamento topográfico, aprovação do projeto na prefeitura, estrutura e fundação, hidráulica e elétrica – com todas as peculiaridades da arquitetura “verde” –, ar-condicionado, layout do mobiliário, paisagismo e iluminação, além do memorial descritivo de materiais de construção e acabamentos.

De acordo com a arquiteta, seguir a etapas padronizadas de engenharia é o melhor método para elaborar o cronograma da obra. “Terraplenagem do platô, fundações, estruturas de concreto, vedações em alvenaria de blocos de concreto, instalações em geral, cobertura em telha metálica termoacústica sobre laje com miolo de EPS, instalações de esquadrias, acabamentos em geral e paisagismo”, lista ela, lembrando-se dos itens aos quais aderiu para compor o programa.

Residência FAM - Planejamento eficiente
Os ambientes de sala de TV, cozinha e escritório se revelam por detrás de grandes portas totalmente retráteis, para que todos se integrem, como em um grande loftFoto: Ruben Otero

Drucker conta também que, para otimizar os resultados, foi preciso seguir todos os projetos citados e compatibilizá-los, isto é, verificar se todas as informações contidas em cada um estão de acordo umas com as outras. “Procuramos sempre buscar soluções que economizem energia, tanto em longo quanto em curto prazo, e tomar cuidado para que os métodos adotados proporcionem conforto aos proprietários”, complementa.

Programa sustentável

A casa dispõe de tratamento de esgoto, captação de energia solar, ventilação cruzada, janelas que geram eficiência térmica e controle digital de iluminação. Ainda possui um reservatório de águas pluviais para reúso, uma solução inteligente e ecologicamente correta.

Sobre as tecnologias, Drucker conta que, para a iluminação, que é totalmente dimerizada, foi utilizado um sistema automatizado com lâmpadas LED que duram e economizam mais.

Integração interior

Por fora, a Residência FAM apresenta estilo contemporâneo. “A estrutura é em concreto, com grandes vãos e balanços, por isso dispomos de lajes nervuradas bidirecionais com ‘recheio’ de isopor (EPS) entre o tabuleiro formado pelas vigas e a laje”, revela a arquiteta. “Por essa razão, não vemos pilares na varanda”, completa.

Os ambientes de sala de TV, cozinha e escritório se revelam por detrás de grandes portas totalmente retráteis, para que todos se integrem, como em um grande loft. “A casa tem 580 m² de área total construída, incluindo varandas, garagem e churrasqueira. Os pés-direitos no térreo são de 2,80 m, com exceção da entrada social, que tem 6 m de altura, e o do andar superior, que tem 2,60 m”, conclui a arquiteta.

Escritório

Drucker Arquitetos Associados13 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2012
Conclusão da obra: 2014
Área do terreno: 900
Área construída: 580

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo