Rodeado por morros e belas praias de areia branca, o Sheraton Rio Hotel & Resort, localizado no Leblon, Rio de Janeiro, foi projetado pelo escritório internacional DPA & D Architecture and Design. “A premissa do projeto torna a edificação funcional para as necessidades atuais de serviço, com ênfase operacional”, explica o arquiteto Daniel Pianna.
Os arquitetos procuraram otimizar o uso dos recursos naturais, por isso, o hotel conta com amplas áreas recreativas ao ar livre, envolvidas por jardins de vegetação exuberante. Os espaços abertos são integrados com a natureza e ainda garantem o controle termoacústico dos ambientes internos.
Todos os quartos contam com excelente panorama para o mar ou para a cidade do Rio de Janeiro e suas famosas praias do Leblon, Ipanema e Copacabana. A decoração moderna, colorida, com toques de estilo tropical e acessórios referenciam o local.
“Basicamente todo o layout foi estratégico para tornar o hotel parte da natureza”, comenta o arquiteto.
E completa: “O estilo e conceito escolhidos ressaltam e identificam o empreendimento sem perder o perfil. A maioria dos móveis, a iluminação e os materiais incorporados são produções de fabricantes e artesãos locais”.
Sendo o hotel Sheraton uma multinacional, o escritório se preocupou em inserir a cultura brasileira no design de interiores, por meio da incorporação de materiais, mobiliário, paleta de cores e arte regional. A inserção da cultura aconteceu também nos revestimentos.
Nos espaços externos, os arquitetos enfatizaram e destacaram o ambiente na abundante vegetação nativa repleta de grandes rochas na base da colina, onde o hotel está implantado.
Tratava-se de um edifício ultrapassado para os tempos de hoje em termos de funcionalidade, automação e design. Os arquitetos reformaram diferentes áreas como restaurantes, lounges e SPA e trouxeram novas propostas para o hotel. “Reorganizamos o espaço sem alterações estruturais significativas, com resultado bem-sucedido”, conta Daniel.
Em questão de automação, o arquiteto procurou otimizar o consumo de energia. “Para isso incorporamos dispositivos de última geração e tecnologia LED”, relata.
“Inserimos uma linguagem estética fluida para expressar as características de cada brand. Esta profunda compreensão proporciona um diferencial no momento de materializar desenhos exclusivos associados à identidade da marca”, finaliza o arquiteto.
Escritório
Termos mais buscados