> > > Casa Container de Lorena

Casa Container de Lorena

Casa Container de Lorena
A primeira Casa Container de Lorena foi projetada pelo arquiteto Delton Leandro para ser sua moradia. Ela é pequena, simples e atende a todas as necessidades do proprietário Foto/Imagem:Divulgação Delton Leandro Arquitetura

Prática, funcional e sustentável

O Container tem se tornando cada vez mais popular por sua construção demandar menos tempo do que a de casas tradicionais. Pensando nisso, o arquiteto Delton Leandro construiu para ele mesmo a Casa Container de Lorena, a primeira minicasa, ou tiny house (no qual os espaços são otimizados, e os ambientes e mobiliário, versáteis) da cidade. A pequena morada, com apenas 30 m², foi implantada numa chácara no Vale do Paraíba, interior de São Paulo.

A premissa foi o uso de materiais simples para um projeto arquitetônico prático, econômico e sustentável que combinasse com uma vida pacata. A casa conta com sistemas de captação de água pluvial e cisternas feitas com container IBC.

Aproveitamento do terreno

De acordo com Leandro, a ideia para construir a Casa Container de Lorena nasceu quando ele percebeu que esse tipo de arquitetura não é tão conhecido no interior de São Paulo. “Durante as obras, pesquisei fornecedores e descobri o quão carente é a região desse tipo de tecnologia e mão-de-obra especializada. A partir daí, decidi me especializar nessa área”, reconta.

O terreno foi bem aproveitado: abrigar a residência e uma plantação de alimentos Foto: Divulgação Delton Leandro Arquitetura

O modo como a residência foi implantada na chácara permitiu melhor aproveitamento do terreno. Além de ser usada como moradia, a área livre é usada para plantação de alimentos e para eventuais cursos e festas. Esse espaço foi chamado de container farm, por unir a arquitetura de um Container ao ambiente rural.

Construção em containers

Os containers foram transportados para o terreno com o auxílio de um caminhão munck e customizados in loco para a construção da casa. Esse meio de construção é um dos pontos para o menor impacto gerado ao meio ambiente ao longo do processo construtivo.

O arquiteto reutilizou materiais que eram destinados ao transporte de cargas e que depois de certo tempo não tinham mais utilidade. “O reuso é muito importante, evita o descarte irregular e a demanda por novos materiais”, comenta Leandro. Algumas chapas que não se encaixavam na estrutura foram retiradas dos containers durante a customização e usadas em outras partes da obra.

Veja outros projetos de containers na Galeria da Arquitetura:

Julice Boulangère Pinheiros, por StudioARQBR Arquitetos Associados

Coffee Lab da Ipanema Coffees, por Sartori Design

Decameron, por studio mk27


Escritório

Delton Leandro Arquitetura3 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Conclusão da obra: 2017
Área construída: 30

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo