> > > Capela Fazenda Veneza

Capela Fazenda Veneza

Capela Fazenda Veneza
Igreja da Fazenda Veneza, projetada de acordo com a inclinação da margem de um grande lago, integra-se à natureza Foto/Imagem:Cristiano Mascaro

Meditação e natureza

Na margem do lago da Fazenda Veneza, localizada em Valinhos, uma capela foi construída em meio às montanhas. O espaço, criado para promover a meditação religiosa, foi projetado pelo arquiteto Decio Tozzi, responsável também pela sede da fazenda. “A intenção foi construir um templo cultural regional com caráter sacro e profano. Um espaço de culto e de manifestações culturais e poético-musicais aberto à comunidade local”, explica. A construção da capela acompanhou a inclinação da margem do lago. Seu auditório inclinado oferece ampla visibilidade ao altar, unindo o templo à natureza. De acordo com Tozzi, dois elementos ressaltam a capela na paisagem. “Entre a cobertura curva e a cruz de Cristo, que chamam a atenção de longe, configura-se a fluida sucessão espacial que sugere o programa litúrgico da capela – o átrio, o batistério, a nave inclinada, o altar e a abside que se confunde com o lago”.

Templo ao ar livre

A igreja está totalmente ligada à natureza e assume a dimensão de uma catedral, através das montanhas do vale que a cercam. “A arquitetura quase imaterial deste pequeno templo assume um caráter transcendente e atemporal”, conclui o arquiteto.


Escritório

Decio Tozzi14 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2012
Conclusão da obra: 2012
Área do terreno: 50.000
Área construída: 225

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo