> > > Minas Tênis Clube - Unidade I

Minas Tênis Clube - Unidade I

Minas Tênis Clube - Unidade I
Quadras são distribuídas entre os vários pavimentos do clube Foto/Imagem:Gustavo Xavier

Centro de esporte, lazer e personalidade

A reformulação da sede do Minas Tênis Clube, tradicional centro de esporte e lazer de Belo Horizonte, foi feita em etapas para evitar a paralização das atividades. O clube foi se modernizando por, aproximadamente, uma década. Ganhou mais espaço, um novo centro de treinamento profissionalizado e ambientes padronizados, sem mistura de estilos arquitetônicos.

Organizar os espaços e proporcionar nova identidade à sede foram os grandes desafios da Dávila Arquitetura e Engenharia, responsável pelo projeto. A Unidade I do clube continua com seus edifícios históricos, a Sede Social e a torre do relógio. O parque aquático foi ampliado e o Centro de Facilidades ganhou novos vestiários, academias e lanchonetes. Além disso, em seus 24.000 m² de área, o espaço abriga os setores administrativos da empresa em uma torre, salão de festas, teatro, galeria de exposições e o museu.

Centro de Lazer e Treinamento

A área central do clube era ocupada por quadras de tênis. Após a reformulação, o espaço, conhecido como Centro de Lazer, ganhou piscina coberta e novas quadras esportivas sobrepostas, distribuídas de maneira democrática. Já no Centro de Treinamento, o antigo ginásio da unidade aumentou. A atual arena possui capacidade para 4.400 torcedores, com dois níveis de arquibancadas fixas e outro de arquibancadas móveis.

Acústica

Como o clube está instalado em uma área residencial, a acústica da arena e de outras quadras fechadas mereceu atenção especial.


Escritório

Dávila6 projeto(s)

Local: MG, Brasil
Início do projeto: 1998
Conclusão da obra: 2012
Área do terreno: 31.200
Área construída: 63.903

Tipo de obra:
Clubes
Tipologia:
Esporte

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo