> > > Casa Terraço

Casa Terraço

Casa Terraço
O arquiteto David Guerra projetou a Casa Terraço de forma a deixar os proprietários em contato constante com a natureza Foto/Imagem:Jomar Bragança

Refúgio natural

Com projeto arquitetônico assinado por David Guerra, a Casa Terraço está localizada dentro da reserva natural da cidade de Nova Lima (MG). A premissa foi trazer para esta morada de campo as características da região, como tranquilidade e fluidez, bem como integrar os espaços, de forma a fundir a arquitetura com a natureza e emoldurar o volume.

O terreno em que a residência foi implantada tem uma topografia bastante acidentada em aclive. A integração de ambientes foi meticulosamente pensada, sendo que eles são semiprivados e inteiramente conectados entre si David Guerra A solução encontrada pelo arquiteto foi utilizar isso a favor da estrutura, estabelecendo um platô que a integra ao entorno.

Atmosfera espacial

Os blocos, os terraços suspensos e os planos inclinados dos telhados foram assentados no lote íngreme para dar volume à estrutura da Casa Terraço. O programa da residência se baseia em ambientes fluidos, integrados e espaçosos, além de pés-direitos altos que auxiliam para a entrada de luz abundante. Foi a partir disso que o arquiteto organizou a atmosfera espacial.

As áreas sociais – terraço gramado, deck, piscina, sauna, ducha, banheiro de lazer, varanda, cozinhas, sala de jantar, de estar e de TV, adega, lavabo e atelier – foram inseridas no primeiro pavimento para facilitar a circulação dos moradores.

Ainda no mesmo nível estão a garagem, o depósito, a lavanderia e a área de serviço. Já os setores íntimos e a rouparia foram levados para o segundo andar para ganhar maior privacidade.

Os espaços são altamente funcionais e confortáveis a aproveitam de ventilação cruzada e iluminação natural ao máximo, oferecendo conforto onde quer que a família esteja. “A integração de ambientes foi meticulosamente pensada, sendo que eles são semiprivados e inteiramente conectados entre si”, revela Guerra.

Casa Terraço - Refúgio natural
As grandes portas de madeira maciça favorecem a ventilação cruzada. O material também promove a absorção de ruídos, aumentando o conforto acústicoFoto: Jomar Bragança

Segundo o arquiteto, o layout foi pensado de maneira a retratar a história pessoal de cada morador, já que todos são artistas, festivos, despojados e amantes da natureza. A ideia foi utilizar o largo acervo da proprietária de mobiliário e obras de arte, mesclando com novas soluções que interagissem bem com o conjunto.

A decoração de interiores conta com peças assinadas pelo designer Sérgio Rodrigues de 1970, além de outros renomados artistas brasileiros como Jorge Zalzsupin, Paulo Alves, Hugo França e Porfirio Valadares.

Materiais

Os materiais foram escolhidos para embelezar a casa, mas também para facilitar a manutenção. O contraste entres os elementos naturais e tecnológicos foi o diferencial do projeto.

A madeira de demolição que predomina na casa foi trazida da antiga fazenda do pai de um dos moradores. “Para garantir peças esbeltas e que vencessem grandes vãos, optamos pelo uso de estrutura metálica no volume das salas, que foi toda revestida em madeira de demolição”, conta Guerra.

A madeira maciça usada no piso, paredes e teto favorece a absorção de ruídos e aumenta o conforto acústico. A fachada frontal foi feita em madeira e vidro, com pintura na cor vinho, que harmoniza muito bem com a proposta rústica.


Escritório

David Guerra Arquitetura e Interiores19 projeto(s)

Local: MG, Brasil
Início do projeto: 2010
Conclusão da obra: 2013
Área do terreno: 1220
Área construída: 460

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo