> > > Apartamento Bossa Nova

Apartamento Bossa Nova

Apartamento Bossa Nova
De autoria do escritório David Guerra Arquitetura e Interiores, a arquitetura do Apartamento Bossa Nova é dinâmica e moderna Foto/Imagem:Jomar Bragança

Layout fluido e flexível

Idealizado para a Casa Cor Minas 2015, o Apartamento Bossa Nova tem a fluidez como característica principal. Com área de 55 m², o projeto, assinado pelo escritório David Guerra Arquitetura e Interiores, ganhou espaços flexíveis e amplos, permitindo circulação por todo o ambiente.

Uma das premissas do trabalho, que recebeu prata na categoria Interiores do prêmio A'Design Awards & Competition na edição de 2014-2015, foi a adaptação ‘aos tempos modernos’, de acordo com o arquiteto David Guerra.

Cômodos contíguos

Apesar de os espaços serem totalmente integrados, o morador do Apartamento Bossa Nova consegue manter sua privacidade devido a algumas estratégias arquitetônicas. A bancada da cozinha, por exemplo, pode ser fechada totalmente quando não está sendo utilizada, parecendo um armário. E a intimidade do banheiro e closet é mantida pela cabeceira da cama, que cumpre função de parede ao separar os ambientes.

“A facilidade de acesso ao closet e ao banheiro se dá pela ausência de paredes de alvenaria e portas, sendo usado apenas vidro laqueado, o que aumenta a funcionalidade do ambiente”, disse Guerra.

No Apartamento Bossa Nova, sala de estar, jantar, home, quarto, cozinha, closet e banheiro dialogam um com o outro, complementando-se.

A televisão pode ser avistada de qualquer ângulo, devido ao eixo giratório que foi aplicado. Sob ela, foi acomodado um móvel que, além de servir como mesa de jantar, mesa de trabalho e móvel home, tem a função de delimitar a sala de estar e o quarto. Projetado pelo escritório David Guerra, o móvel tem portas de venezianas em couro reaproveitado de ambos os lados, que garantem a ventilação dos equipamentos eletrônicos.

Decoração brasileira

A decoração do Apartamento Bossa Nova recebeu influência do barroco mineiro. O uso de materiais naturais, como madeira, cimento, pedras, couro e linho, combinado a materiais tecnológicos, como vidro, pinturas especiais, porcelanatos, aço e espelhos, traz ao pequeno espaço um clima caseiro.

A paleta de cores usa vários tons de cinzas, azul escuro, preto e branco, que se contrapõem com toques de caramelo, vinho, verde e amarelo.

O mobiliário do Apartamento Bossa Nova foi assinado por artistas brasileiros, como Sergio Rodrigues, Jorge Zalszuspin, Etel Carmona e Alfio Lisi, e internacionais, como a luminária Taccia de Achilles Castiglioni.

As obras de arte foram escolhidas com a mesma intenção de criar uma mistura de referências, utilizando obras de grandes artistas brasileiros, como as quatro telas do impressionista Amadeo Lorenzato, que hoje pode ser considerado um dos principais artistas mineiros. "Também foram usadas peças de Amilcar de Castro, José Bento e Adrianne Gallinari, bem como obras do paulista Paulo Whitaker e do luso-brasileiro Artur Barrio”, conclui o arquiteto David Guerra.


Produtos utilizados nesta obra

Espelho Divinal Vidros

Divinal Vidros

Escritório

David Guerra Arquitetura e Interiores19 projeto(s)

Local: MG, Brasil
Início do projeto: 2014
Conclusão da obra: 2014
Área construída: 55

Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo