A House of Music – Casa da Música, em português – foi projetada pelo escritório de arquitetura austríaco Coop Himmelb(l)au para abrigar uma escola musical e uma grande sala de concertos. Localizada na cidade de Aalborg, na Dinamarca, a edificação é aberta para promover o intercâmbio entre os artistas e seu público, além de conectar alunos e professores.
“A ideia principal do edifício pode ser lida pela sua forma externa: a escola abraça a grande sala de concertos e se integra ao entorno", destaca Wolf D. Prix, principal designer e CEO da Coop Himmelb(l)au.
Em forma de ‘U’, as salas de ensaio da House of Music se concentram em torno do núcleo do conjunto, constituído pela sala de concertos – espaço com capacidade para abrigar cerca de 1.300 visitantes. O grandioso hall de entrada interliga esses espaços e se volta para uma área com aberturas em vidro, distribuídas em vários andares em um espaço cultural anexo.
Sob o foyer, outras três salas de vários tamanhos complementam o espaço: o corredor de ritmos, a sala íntima e o salão clássico. Pelas múltiplas janelas, alunos e visitantes podem vislumbrar a sala de concertos do foyer e as salas de ensaios, além de assistir a shows e ensaios musicais.
As formas curvas da sala de concertos contrastam com a forma externa, com características cúbicas. Na sala de concertos, os assentos e as curvas das varandas estão dispostos de forma a oferecer uma melhor eficiência acústica e uma melhor vista ao público.
Com base em cálculos exatos, o desenho das estruturas de gesso nas paredes e as suspensões de teto são ajustáveis à altura do ambiente, tudo para garantir uma excelente audição. Com uma redução de nível de ruído de NR10 (GK10), a sala de concertos da House of Music é considerada um dos espaços mais silenciosos para a música sinfônica na Europa.
O hall de entrada conecta estudantes, professores, artistas e visitantes. Cinco andares de altura com escadas, varandas de observação e grandes janelas formam um amplo espaço vivo e dinâmico, ideal para várias atividades.
Para Wolf D. Prix, a House of Music simboliza o encontro entre música e arquitetura. “A música é a arte de encontrar um acorde, diretamente para as pessoas. Assim como o corpo dos instrumentos musicais, a arquitetura serve como um corpo de ressonância para a criatividade nascida nesse projeto arquitetônico”, ressalta o designer.
O foyer faz uso da flutuabilidade térmico-natural do espaço vertical para gerar ventilação. Além disso, a tubulação instalada no piso-laje de concreto é utilizada para refrigerar os ambientes no verão e aquecer no inverno.
As paredes de concreto que estruturam a sala de concerto podem armazenar mais energia térmica, enquanto sistemas de ventilação muito eficientes mantêm os assentos em temperatura sempre confortável para o público.
Com um moderno sistema de automação, o funcionamento geral do edifício evita que sistemas sejam ativados sem necessidade, visando sempre à economia de energia.
Escritório
Termos mais buscados