> > > Casa 11

Casa 11

Casa 11
A Casa 11, do escritório CoDA, é caracterizada por dois volumes irregulares, unidos à frente por um recuo e aos fundos pela vegetação do terreno Foto/Imagem:Joana França

Volumes flutuantes

Uma caixa branca flutuando sobre uma base de concreto. É dessa maneira que os arquitetos do escritório CoDA definem a Casa 11, situada no Lago Norte, em Brasília (DF). Isso porque seus dois volumes irregulares, no quesito de material e dimensional, passam a clara impressão de disparidade

“Essa realmente era a ideia central do projeto. Procuramos destacar a parte superior da inferior, como dois universos independentes”, comentam. O térreo, construído em concreto e mantido aparente, apresenta pouca delimitação entre os ambientes, demarcados apenas pelas diferenças de altura; o vão central da sala tem o pé-direto mais alto que vai diminuindo conforme caminha para a cozinha, churrasqueira e varanda.

Para o andar superior, os arquitetos idealizaram um “apartamento dentro da casa”. Longe de toda a atmosfera compartilhada, o lugar reservado aos quartos é voltado para o descanso e a privacidade, exclusivamente.

Destaque para o teto da sala de estar Foto: Joana França

Juntos, os andares completam 368 m² inseridos no meio de um terreno de 1.160 m². À frente, no acesso da rua, está um recuo mais generoso que permite a acomodação da discreta garagem. Já os fundos são voltados para a avenida principal do bairro, que está cerca de 2 metros mais alta que a cota de soleira.

Esse desnível natural propicia privacidade para o pavimento inferior, mas expõe o segundo andar à movimentação e ruídos dos veículos. Ali, a orientação nascente foi aproveitada para iluminar e ventilar os quartos, que podem ser resguardados por meio de brises metálicos deslizantes. As janelas predominantemente voltadas para o nascente também favorecem a ventilação natural dominante da região e protegem dos ventos chuvosos.

Veja mais projetos do escritório CoDA Arquitetos Galeria da Arquitetura:

Nova Sede da OLX, por SCAA

Airbnb, por MM18 Arquitetura

 


Escritório

CoDA arquitetos3 projeto(s)

Local: DF, Brasil
Conclusão da obra: 2018
Área do terreno: 1160
Área construída: 368

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo