Logo Construmarket

Casa Giudice

Casa Giudice
Projetada pelo escritório de arquitetura Arkitito, a Casa Giudice é um projeto idealizado para um casal com filhos adolescentes, em um bairro arborizado da zona oeste de São Paulo. Imagens: Ricardo Faiani
Casa Giudice
Casa Giudice
Casa Giudice
Casa Giudice
Casa Giudice
Casa Giudice
Casa Giudice
Casa Giudice
Casa Giudice
Casa Giudice
Casa Giudice
Casa Giudice
Casa Giudice
Casa Giudice
Casa Giudice
Casa Giudice
Casa Giudice
Casa Giudice
Casa Giudice

Renovando e inovando

Texto: Naíza Ximenes

Projetada pelo escritório de arquitetura Arkitito, a Casa Giudice é um projeto idealizado para um casal com filhos adolescentes e está localizada em um bairro arborizado da zona oeste de São Paulo. 

O conceito da morada partiu da ideia de reimaginar o novo a partir do antigo, respeitando a história da construção original e trazendo elementos contemporâneos para atender às necessidades de seus novos moradores.

Clique aqui, siga o canal da Galeria da Arquitetura no WhatsApp e receba os melhores conteúdos sobre arquitetura no seu celular.

O imóvel original seguia o estilo arquitetônico alemão, com telhado inclinado de duas águas, paredes revestidas por pedras e forro de madeira, lembrando um chalé germânico tradicional. O intuito era reformá-lo por completo, causando, contudo, o menor impacto ambiental possível.

Estilo: preservado e integrado

Ao invés de demolir as características marcantes, a reforma resolveu adaptá-las para criar um espaço que promovesse a convivência familiar integrada — uma das premissas do projeto.

A maior parte da planta da casa era fragmentada, o que resultava em pouca iluminação e ventilação naturais. Para resolver esse problema, os arquitetos decidiram duplicar o pé-direito da sala de estar, removendo a laje que abrigava o sótão e permitindo a entrada abundante de luz natural e a valorização das tesouras de madeira restauradas.

Outra grande intervenção foi a remoção de paredes que separavam a ala social, a cozinha e a circulação, criando um espaço generoso e fluido para o convívio. Com uma comunicação visual garantida entre todos os ambientes, desde a entrada até a área de lazer, a sensação de integração foi ampliada. As grandes janelas deslizantes favorecem a ventilação cruzada, contribuindo para o conforto térmico da casa.

Já a escolha dos materiais e as soluções arquitetônicas tiveram como prioridade a modernização do ambiente, sem remover a identidade original da casa. Novas esquadrias de vidro foram instaladas na fachada principal para aumentar a luminosidade interna, enquanto a escolha de materiais de tons claros ajudou na reflexão da luz, criando um ambiente mais leve. O contraste entre o interior claro e as fachadas externas escuras adiciona uma dimensão contemporânea ao projeto.

Na foto, aparece a área de lazer da Casa Giudice, com uma piscina à direita, passarela de porcelanato no meio com poltronas e sofá, e jardim à esquerda. No segundo plano, há uma mesa grande ao lado de churrasqueira e à frente da porta de vidro de correr. Ao lado da mesa, tem uma parede cinza grande, que vai até o pavimento superior <span height= A área da piscina faz conexão visual com a cozinha e a varanda gourmet (Foto: Ricardo Faiani)


Na parte posterior, a varanda gourmet foi criada conectada à cozinha e de frente para a piscina, com uma estrutura em tonalidade terracota, harmonizando com azulejos esmaltados da mesma cor. Desta forma, o espaço passou a atuar como um ponto de encontro familiar e de convivência social, proporcionando uma extensão da área interna para o ambiente externo.

Internamente, os materiais foram cuidadosamente escolhidos para realçar a sensação de conforto e amplitude. Pisos de porcelanato revestem os ambientes, enquanto as superfícies das paredes e o forro rebaixado foram pintados de branco, equilibrando com as texturas naturais da madeira. A lareira foi revestida em pedra, em uma referência ao estilo original da casa.

A escada em chapa metálica que conecta os dois pavimentos é um dos destaques da casa ao combinar simplicidade com sofisticação. No mezanino, encontra-se o escritório da família, um espaço aberto e integrado com vistas para os principais ambientes da casa, além dos dormitórios.

As três suítes estão distribuídas nas laterais da construção, cada uma com uma varanda privativa e pé-direito generoso, favorecido pela inclinação da cobertura. Claraboias instaladas no teto permitem a entrada de luz natural, iluminando a galeria de circulação.

Confira outros projetos de Arkitito:

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2021
  • Conclusão da obra: 2022
  • Área do terreno: 597 m²
  • Área construída: 415 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados