> > > Agência Bullet

Agência Bullet

Agência Bullet
Na reforma da Agência Bullet, o escritório Casa Caucaia procurou harmonizar a tradição da empresa com um toque de contemporaneidade Foto/Imagem:Agê Barros

Equilíbrio entre conceitos

Para a reforma da Agência Bullet, localizada em São Paulo/SP, os clientes solicitaram à Casa Caucaia a criação de projeto arquitetônico que demonstrasse tradição, maturidade e experiência, mas, ao mesmo tempo, criatividade, jovialidade e ação.

“Foi um desafio intrigante para nós, pois tivemos que traduzir no espaço várias ideias e conceitos diferentes”, conta o arquiteto Renato Kublikowski. “Cada linha, cada volume e cada textura teve de ser pensado para passar, com clareza, a sensação de maturidade – que a agência alcançou – sem perder de vista a ousadia e a criatividade”, completa.

Tradição x Jovialidade

A concepção passou por referências de escritórios e empresas tradicionais, mas também empresas com ambientes descontraídos e fora do convencional. Coube aos arquitetos encontrar o equilíbrio e a comunicação visual necessária para o partido do projeto.

“A dificuldade foi exatamente o equilíbrio entre a tradição e a experiência; a jovialidade e a criatividade. Esse equilíbrio foi alcançado usando nas superfícies cores e texturas com formas ousadas, não uniformes e em planos não ortogonais”, aponta o arquiteto Eduardo Marcondes.

Todo projeto foi pensado a partir das áreas de atuação. Como todo processo interno de trabalho da agência acaba de ser reestruturado, os arquitetos procuraram unificar várias agências do grupo em uma única, respeitando as áreas de criação e planejamento, atendimento, produção e operação. Dessa forma, todo o funcionamento da agência ficou setorizado e os espaços foram organizados a partir disso.

Agência Bullet - Equilíbrio entre conceitos
Cada linha, cada volume e cada textura tinha que passar, com clareza, a sensação de maturidade, sem deixar de lado a ousadia e a criatividade Foto: Agê Barros e Rodrigo Bressane

A inovação dos espaços pode ser notada logo na entrada da Agência Bullet, com a substituição da recepção por um bar e café, procurando deixar o visitante mais à vontade.

Layout inteligente

A maturidade da agência foi destacada por meio de cores escuras, texturas austeras e materiais nobres, reforçando a atmosfera de competência e confiabilidade com um layout preciso e inteligente. A criatividade e a ousadia, por sua vez, são expressas nas linhas anguladas e nos desenhos diferentes de cada plano.

Todo o espaço foi desenhado com linhas levemente anguladas, partindo do plano de trabalho e se repetindo no forro e nas luminárias dispostas de maneira irregular e também na diagonal. “O resultado desse encontro de linhas e os ângulos mais fortes criou um visual ousado, propício para cultivar um ambiente criativo”, comenta Kublikowski.

As linhas de construção se intercalam em todos os detalhes, como na textura do piso e nas placas brancas do forro. Em cada mesa, o desenho da madeira foi instalado paralelamente às linhas do losango para diferenciar as texturas e quebrar a monotonia.

Para exaltar a criatividade da Agência Bullet, os arquitetos aplicaram, ainda, uma grande lousa de vidro com uma segunda camada de lousa branca e móveis sobrepostos em todas as paredes da área de criação e planejamento. A instalação permite que os desenhos se sobreponham e o processo de criação fique mais natural. “Cada área instalada foi pensada de acordo com o novo organograma”, conclui Marcondes.


Escritório

Casa Caucaia3 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Área do terreno: 907

Tipologia:
Corporativo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo