> > > Cachaçaria Água Doce - Piracicaba

Cachaçaria Água Doce - Piracicaba

Cachaçaria Água Doce - Piracicaba
Projeto de ampliação atendeu às características adotadas pela franquia e deu vida ao espaço amplo com bar acessível e palco para shows musicais Foto/Imagem:Bruno Chacon

Um show à parte

Transformar um galpão de estrutura pré-fabricada com aspecto industrial em uma casa de shows acolhedora era o desafio do projeto da Cachaçaria Água Doce de Piracicaba. “Procurei manter a rusticidade com o emprego da madeira sem deixar a sofisticação de lado – visível com o uso de espelhos, arandelas em seda e iluminação cenográfica”, destaca a arquiteta responsável Carla Fratin.

Para receber os clientes, o pavimento térreo conta com chapelaria, caixas e garagem, e convida ao salão do segundo pavimento – composto por mesas, bar, banheiros e palco para música ao vivo. Com pé-direito duplo, o amplo salão conta agora com mezanino, que oferece aos frequentadores uma visão privilegiada do palco – este posicionado de forma acessível a todos as mesas e bem preparado tecnicamente. O bar se encontra na lateral do estabelecimento, com acesso fácil.

Faixas verticais

A fachada recebeu faixas verticais alternadas de vidro e alvenaria. Como se trata de uma casa de shows, a ideia partiu da necessidade de garantir maior entrada de luz natural ao estabelecimento e, ao mesmo tempo, inserir na estrutura material de isolamento termoacústico. “O ambiente foi tratado com placas acústicas que isolam 70% do som. Foram usados vidros acústicos duplos com espaço preenchido com gás hélio. Também foi feito o isolamento da passagem de som do salão para os outros pavimentos e, principalmente para a área externa”, explica a arquiteta.

Madeira em destaque

O material predominante no projeto é a madeira. “Na fachada, ela se apresenta em forma de papel ripado, em continuidade com a porta de acesso principal com abertura pivotante”, destaca. Nos ambientes internos, foi bastante aplicada nos painéis com nichos para bebidas e no revestimento do mezanino.

 


Escritório

Carla Fratin Arquitetura2 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2012
Conclusão da obra: 2013
Área do terreno: 830
Área construída: 1.097

Tipo de obra:
Bares
Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens

APROFUNDAMENTO TÉCNICO

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo