> > > Orizon View Houses

Orizon View Houses

Orizon View Houses
Localizado em Salvador, Bahia, o empreendimento possui linhas curvas e horizontais, imitando de maneira singela o desenho deixado pelo balanço das ondas sobre a areia da praia Foto/Imagem:Tarso Figueira

Sinônimo de design

Com o objetivo de atender a um público que busca morar bem, com sofisticação e segurança, o Orizon View Houses, projetado pelo escritório Caramelo Arquitetos Associados, é um empreendimento de luxo, localizado em Salvador, na Bahia, com vista para a Baia de Todos os Santos e a orla oceânica. “Ao conceber arquitetonicamente o conjunto, tentamos fazer que o empreendimento não fosse mais um prédio perdido no caos em que se transformam as grandes cidades, mas, um acolhedor oásis e um marco na história do bairro da Barra”, explica o arquiteto Antonio Caramelo.

Conceito urbanístico e design contemporâneo são a base para a concepção do projeto. Os arquitetos queriam proporcionar um espaço ligado ao estilo de vida saudável, que promovesse o encontro do homem com a natureza, viabilizasse interações sociais e o desenvolvimento de atividades e ainda melhorasse a qualidade de vida dos moradores.

Imitando a realidade

Com formato horizontal, o Orizon View Houses busca favorecer a vista do entorno e imitar de maneira singela as linhas curvas desenhadas pelo balanço das ondas sobre a areia da praia. A ideia de reproduzir a paisagem foi usada como referência principal para o desenho da fachada, repleta de linhas sinuosas, ondulações e curvas, para obter este efeito.

Fachada horizontal

As fachadas foram revestidas de pastilhas cerâmicas de superfície fosca nas cores azul e branca, o que contribuiu para o efeito visual, ao mesmo tempo em que desempenha papel funcional, com uma taxa de absorção de água de até 6%.

“Sua resistência à lixiviação – processo de extração de uma substância presente em componentes sólidos através da sua dissolução em um líquido – e ao choque térmico revela-se importante para a supressão dos custos com manutenção e até possíveis substituições de material. Todas as unidades contam com varanda, cujo guarda-corpo, assim como o restante da fachada, possui esquadrias em alumínio anodizado preto, reduzindo o peso visual da estrutura global, o que implica em uma menor carga sobre as estruturas de suporte. Os materiais foram escolhidos por suas características, como durabilidade, leveza, economia e beleza”, explicam.

Localização estratégica

“Um dos grandes diferenciais do Orizon é a sua localização. Alguns terrenos na cidade são especiais por apresentar características como boa localização, vista, orientação, topografia, infraestrutura instalada e acessibilidade. O terreno onde está localizado o Orizon é excepcional por ter todas essas qualidades”, comenta o arquiteto. A região é majoritariamente residencial, de classe alta, e com muitos monumentos históricos, além de diversos empreendimentos de luxo e completa infraestrutura.

“Por causa da condição topográfica de implantação, optamos pelo formato horizontal, para obter o alongamento visual com menor impacto no entorno. Assim, seu potencial construtivo foi diluído nas duas torres, com um volume contínuo, dinâmico e independente, além de garantir aos usuários uma vista permanente”, relata Antonio. A estética singular levou o Orizon a ser premiado no Property Awards 2012, o XI Grande Prêmio de Arquitetura Coorporativa e Prêmio Tile, ambos em 2014.

Paisagismo: tranquilidade e harmonia

“O projeto conseguiu harmonizar a beleza da arquitetura, da vista e do paisagismo de maneira a proporcionar mais tranquilidade, energia e bem-estar aos moradores. Um dos destaques é o jardim em platôs escalonados, que suavizam o desnível do terreno, deixando o espaço mais agradável e acolhedor”, conta.


Escritório

Caramelo Arquitetos7 projeto(s)

Local: BA, Brasil
Início do projeto: 2012
Conclusão da obra: 2014
Área do terreno: 3.900
Área construída: 13.491

Tipo de obra:
Edifícios Residenciais
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo