> > > Casa Ubiracica

Casa Ubiracica

Casa Ubiracica
Com claras referências da escola paulista de arquitetura, a Casa Ubiracica foi projetada pelo escritório Brasil Arquitetura a partir de programa que propõe uma descoberta gradativa dos espaços, com suas qualidades e surpresas Foto/Imagem:Pedro Vannucchi

Influência revelada


A Casa Ubiracica nasceu em um terreno do bairro de City Boaçava, Alto dos Pinheiros, zona oeste da cidade de São Paulo. Com claras referências da escola paulista de arquitetura, que formou os arquitetos Francisco de Paiva Fanucci e Marcelo Carvalho Ferraz, sócios do escritório Brasil Arquitetura e autores do projeto, a estrutura de 300 m² é predominantemente composta por alvenaria convencional e grandes esquadrias de madeira.

Descoberta gradativa dos espaços

Desde a frente até os fundos, o itinerário dos moradores e visitantes começa por uma vitrine junto ao acesso principal da casa. Trata-se de um viveiro de pássaros que antecipa outros ingredientes vernaculares da residência, numa proposta arquitetônica de tirar proveito dos recursos do ambiente.

Internamente, as boas-vindas são dadas por um salão de estar com um pé-direito duplo interrompido somente por uma escada metálica circular que leva ao jirau-passarela, o qual por sua vez acomoda a biblioteca e se abre para um corredor avarandado, dando acesso ao quarto de hóspedes e à suíte dos proprietários. Por fim, a cozinha fica em um bloco independente, nomeado pelos arquitetos de “intermediário” entre os usos sociais e privativos.

Para os arquitetos é como se o programa da casa propusesse uma descoberta gradativa dos espaços, com suas qualidades e surpresas.

Diferenciação dos ambientes

No piso inferior e nas áreas externas ajardinadas os espaços se comunicam de maneira fluida, através de uma integração visual controlada por sutis deslocamentos, pausas, diferenciações no tratamento das superfícies e aberturas. O piso de pedra predomina nesse pavimento, tanto nas áreas internas, como estar e cozinha, quanto no jardim e varanda externa. No pavimento superior a madeira aparece como revestimento principal para dar aconchego e valorizar os materiais brasileiros.


Escritório

Brasil Arquitetura20 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Área construída: 300

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo