No meio da vastidão de montanhas de São Francisco Xavier, Serra da Mantiqueira, está uma casa de campo quase à beira da encosta com aparência singela e dimensões que se adaptam à monumental paisagem.
Com paredes maciças na cor branca, o projeto tem raras aberturas, mas explora algumas varandas e portas venezianas que proporcionam a total integração com a natureza.
A simplicidade é o que mais surpreende no projeto desenvolvido por Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz, da Brasil Arquitetos."As pessoas achavam que a construção parecia uma escola. Houve até quem criticasse a interferência na paisagem. No entanto, seria falso fazermos uma casa caipira só para fundir a construção ao entorno. Pensamos em algo mais apropriado e econômico", conta Fanucci da Brasil Arquitetos.
Dentro da residência há elementos que tiram partido dos recursos naturais, como a vitrine no centro da sala que se abre para a serra e traz luz e ventilação para os espaços internos. A lareira, por sua vez, foi feita com pedras rústicas; e o pilar de tronco retorcido foi posicionado bem na passagem dos dormitórios.
As áreas mais íntimas da Casa Mantiqueira são marcadas por terraços com redes que desfrutam o aspecto ensolarado do platô ao norte da moradia. Em conjunto com o forno de barro, caramanchão e jardins criam um ambiente confortável e convidativo.
Escritório
Termos mais buscados